Pandemia: público idoso passa maior tempo conectado no Facebook e Whatsapp
Levantamento realizado pela TIM mostra que 98% dos seus clientes com mais de 60 anos e que utilizam a rede de dados da operadora estão inscritos nas redes sociais. O Facebook segue na liderança por mais um ano, com quase 100% de aderência, assim como WhatsApp. Outros apps que também aparecem na lista dos queridinhos são o Youtube (95%) e o Instagram (87%).
Os aplicativos e sites de banco foram os serviços com maior aumento de popularidade em um ano: 55% dos idosos da base da operadora já aderiram ao internet banking, aumento de 12 pontos percentuais em relação ao ano passado. O indicador reforça a conveniência desse tipo de solução, que ganha confiança entre a terceira idade e segue sendo essencial durante o cenário de pandemia e isolamento social.
O consumo de conteúdo no formato audiovisual também virou tendência para o público mais sênior. Quase um milhão de usuários da TIM com mais de 60 anos já utiliza o Tik Tok. O aplicativo, que ganhou popularidade recentemente, permite capturar, criar e compartilhar vídeos curtos, em sua maioria relacionados à dança, música e entretenimento no geral.
A pesquisa ainda mostra onde estão os idosos mais conectados do País. Os "vovôs" e "vovós" do Rio de Janeiro e da capital paulista são os maiores fãs da internet: 81% da base 60+ da TIM nessas regiões utiliza o serviço de dados. A análise reforça ainda, em mais um ano, que as mulheres são as campeãs no uso da internet: 72% utilizam dados (aumento de sete pontos percentuais), contra 70% dos homens (aumento de oito pontos percentuais).