Dia da Imprensa: Dr. Vicente destaca importância do jornalismo e critica ataques

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 1º, para destacar a passagem do Dia da Imprensa. O parlamentar defendeu o trabalho dos jornalistas para garantir o acesso à informação pela população. Ele também criticou os ataques a profissionais de comunicação e condenou a prática de disseminação de informações falsas, as fake news, nas redes sociais.

"Quero deixar aqui a minha saudação e minha solidariedade aos jornalistas, radialistas, repórteres fotográficos e demais profissionais que atuam em veículos de comunicação ou de forma independente, trabalhando com responsabilidade, ética e com compromisso com a verdade. Infelizmente, vivemos tempos difíceis, de polarização dura. É crescente e lamentável o ataque a jornalistas no desenvolver do seu ofício".

O deputado lamentou que grande parte dos ataques a imprensa estejam sendo motivados e estimulados por ocupante de cargo eletivo. "Autoridades eleitas democraticamente, pessoas Brasil afora que usam os holofotes do cargo para instigar ódio a jornalistas pelo simples fato de noticiarem fatos que desagradam. Isso não é republicano. Isso é censura! É violência. A imprensa livre é peça fundamental para a democracia e para o processo de deliberação, do debate público e de fiscalização do Estado".

Fake News

Dr. Vicente defendeu legislação mais dura para coibir a propagação de notícias falsas. "Infelizmente, as mídias digitais viraram campo fértil para a praga da difamação. Gente travestida de "imprensa" que se oculta no submundo das redes sociais, da internet paralela, para atacar biografias e informação falsa. Fake news contra a vacina, contra as medidas sanitárias para evitar a Covid-19 se esparramam como vírus pelo Whatsapp e já provocaram muita dor e mortes por esse país afora".

História

No dia 1º de junho de 1808 circulou pela primeira vez no país o jornal Correio Braziliense, jornal independente editado por Hipólito José da Costa, brasileiro que estava exilado em Londres.

Na época, o único jornal com permissão de circular no Brasil era a Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial da Coroa Portuguesa – que somente publicava aquilo que Portugal queria.

O Correio Braziliense era trazido ao Brasil e lido secretamente pela população. Foi a primeira publicação a fazer oposição, criticando os erros e a corrupção da Corte Portuguesa. "É um exemplo histórico do papel da imprensa como instituição independente do poder governamental", afirmou Dr. Vicente.

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...