Procura por cooperativas de crédito cresce 12% na pandemia

A pandemia da covid-19 afetou o orçamento de muitas famílias, seja por desemprego, diminuição de renda devido à redução da jornada de trabalho e restrições sanitárias que impediram estabelecimentos formais e profissionais informais de atuar.

Além do acesso ao cartão de crédito e empréstimo pessoal, uma modalidade também vem sentindo o aumento da procura por alternativas para saldar dívidas ou complementar a renda da família durante a crise: as cooperativas de crédito.

Levantamento feito pela Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito), apontou que a procura por crédito nas cooperativas passou de 11.943.267, em maio de 2020, para 13.355.024, em maio de 2021. Ou seja, alta de 1.411.757 (11,82%).

A maioria dos interessados é de pessoa física. A concessão de crédito para esses cooperados no período foi de 10.254.140 para 11.378.694 (alta de 10,97%).

Apesar disso, o crescimento foi maior na modalidade pessoa jurídica: passou de 1.689.127 para 1.976.330 (alta de 17%).

"Com a falta de crédito nos bancos no período de crise, o cooperativismo foi a saída para muitas pessoas que precisaram de dinheiro para se manter", diz Moacir Krambeck, presidente da Confebras.

O cooperativismo de crédito vem registrando um crescimento de 134% nos últimos cinco anos na carteira de crédito.

No Brasil, os últimos dados do BureauCoop, ferramenta de Business Intelligence da Confebras, apontam mais de 13,1 milhões de cooperados, 840 cooperativas e 6.626 postos de atendimento do ramo de cooperativismo de crédito.


Krambeck lembra que quem estuda e vive o cooperativismo sabe que sua origem, por volta de 1850, tem a ver com o desemprego e a fome. "O que tivemos nessa pandemia, senão os mesmos problemas, resguardadas as devidas proporções?", questiona.

Cooperativismo de crédito é tema de evento em agosto
A Confebras promove o 13 º Concred (Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, de 18 a 20 de agosto, totalmente online, com o objetivo de debater temas relativos ao setor.

Pela primeira vez também, promoverá o espaço Integração Juventude, 100% gratuito, para o público entre 18 e 35 anos conhecer finanças e investimentos.

É a primeira vez que o evento anual do setor abre um espaço exclusivamente pensado para o público entre 18 e 35 anos.

O espaço Integração Juventude terá acesso gratuito e será uma experiência incrível aos jovens, com muita reflexão, questionamentos, oferecendo palestras e momentos de troca de ideias, com interações ao vivo, e muita música. O tema norteador de toda essa programação é “Se o jovem é o futuro, que futuro deseja?”.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://conteudo.confebras.coop.br/integracao-juventude.

R7

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...