Sicoob é o maior financiador privado da produção rural em SC

O Sicoob SC/RS é a maior instituição financeira privada no estado de Santa Catarina. No primeiro semestre da safra 2021/2022, que vai de julho a dezembro, foram liberados R$ 2 bilhões de crédito rural.

Em todo o Brasil, o Sicoob aumentou em 34,5% os recursos para o Plano Safra 2021/2022 em comparação com a safra anterior, posicionando-se em terceiro lugar entre as instituições financeiras que mais financiam a produção agropecuária no País, com R$ 12,2 bilhões. O crédito rural, como política pública de seguridade alimentar, é extremamente importante para fomentar o crescimento da produção e adotar novas tecnologias.

Segundo o gerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, “acompanhado pela sustentação do crescimento do PIB do Agronegócio em 2021, a demanda por crédito rural tem sido crescente e o Sicoob tem se destacado no apoio ao produtor rural, oferecendo soluções que atendem da agricultura familiar à empresarial”.

O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, disse que “o Sicoob tem a flexibilidade necessária para contribuir com a competitividade na cadeia produtiva de seus associados”. Por isso, acrescentou, “disponibiliza linhas específicas de financiamento, seja através de recursos próprios ou repasse do BNDES”.

O produtor rural encontra no Sicoob recursos para ampliar, diversificar e modernizar a sua produção. Há linhas de crédito para financiar máquinas agrícolas, tratores, colheitadeiras, animais para cria e recria, implantação de sistemas de armazenagem e de irrigação, projetos de melhoria genética, adequação e correção de solo, recuperação de pastagens, ações de preservação ambiental – entre outras finalidades.

Na área de custeio, o produtor rural pode financiar as despesas das atividades agrícolas e pecuárias. O custeio agrícola destina-se à aquisição de insumos, realização de tratos culturais e colheita, beneficiamento ou industrialização do produto financiado, e produção de mudas e sementes certificadas e fiscalizadas.

No custeio pecuário, nas despesas do dia a dia, estão incluídas a compra de medicamentos e vacinas, a limpeza e a reforma de pastagens e a silagem. As atividades aquícolas e pesqueiras (industrial e artesanal) também são beneficiadas.

“O Sicoob trabalha para a melhoria do padrão de vida das comunidades, que através do crédito rural, amplia cada vez mais os ganhos de eficiência e sustentabilidade da produção agropecuária”, conclui o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Sicoob nacional). Foto: Julio Cavalheiro - Secom/SC.

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...