CONCÓRDIA É O ÚNICO MUNICÍPIO DE CATARINENSE CONTEMPLADO PELO PROJETO CUIDA CTA

Entre os 5.568 municípios brasileiros, Concórdia (SC) é um dos 14 selecionados para participar do “Projeto Cuida CTA: Rede de Prevenção e Cuidado Integral de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

A classificação só foi possível porque a cidade é referência no acolhimento, triagem e aconselhamento em ISTs/Aids.

Como parte do projeto, na manhã desta quarta (19), a equipe de profissionais do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein começou o treinamento da equipe de profissionais de saúde que atua no CTA de Concórdia.

Durante a abertura da programação, realizada na Câmara de Vereadores, o prefeito Rogério Pacheco e a secretária de Saúde, Leide Mara Bender destacaram a importância do projeto para consolidar a política de atendimento aos pacientes com infecções sexualmente transmissíveis. Além deles, outras autoridades estiveram presentes no evento.

Para o prefeito Rogério Pacheco, “esse reconhecimento e a vinda das equipes dessas instituições representam um marco importante. Nossa cidade vem se destacando por iniciativas únicas nacionalmente na saúde, na educação e em outras áreas. Vivemos nosso melhor momento!”, assegura o prefeito.

A secretária Leide Mara Bender ressaltou a relevância dessa iniciativa. “O projeto Cuida CTA e o suporte dessas equipes nos permitem melhorar o acesso e o cuidado integral das pessoas com HIV, hepatites virais, ISTs, tuberculose e hanseníase. Hoje, nossos profissionais fazem a busca ativa dos pacientes, para que o tratamento chegue a todos eles”, explica ela.

O projeto é iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), resultado de uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde.

Vale destacar que a comitiva do do projeto chegou em Concórdia ainda na terça-feira e já visitou as dependências da Unidade Sanitária Central, da Secretaria Municipal de Saúde e da Regional de Saúde. Integram a comitiva José Boullosa Alonso, Coordenador da área de diagnóstico do HIV e Luiz Fernando Aires, Coordenador Geral de ISTs, do Ministério da Saúde.

Do Hospital Israelita Albert Einstein, participam Nathalia Villa dos Santos, monitora de pesquisa, Dra. Layze de Oliveira Castberg e Souza, médica, e Roberta Sitnik, Especialista do Laboratório de Técnicas Especiais.
O treinamento para os profissionais da saúde segue até quinta-feira (27/07), na Câmara de Vereadores. Para conduzir a qualificação dos servidores, a comitiva irá se basear nos aspectos levantados por meio da matriz FOFA (SWOT), construída previamente pela equipe do CTA, e também no plano de ação para reestruturação do CTA de Concórdia.

Créditos: Chapecó Online

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...