ESTREIA: ACRACOM LANÇA “CONEXÃO SANTA CATARINA” EM REUNIÃO COM MEMBROS DA ANATEL E DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

Uma novidade imperdível vai agitar as ondas do rádio catarinense a partir do próximo dia 21 de agosto, logo cedo, fique ligado! A data marcará a estreia do “Conexão Santa Catarina”, radiojornal especial que chegará “conectando você ao que realmente importa”.

O novo programa radiofônico é uma produção exclusiva da Associação Catarinense de Rádios Comunitárias (Acracom), entidade que reúne cerca de 50 emissoras em território estadual.

“É um novo momento para a Acracom”, comemora o coordenador-geral e administrativo da entidade, o advogado João Carlos Santin.

Segundo ele, atualmente, a associação já é referência no Brasil quando se trata de rádios comunitárias: “E, a partir de agora, será ainda mais forte com o novo jornal Conexão Santa Catarina”, inclusive, “para o fortalecimento da nossa luta contra o sistema privado”, ressalta Santin.

Bem diferente dos interesses que aparentam amarrar o jornalismo das rádios comerciais, as comunitárias têm liberdade para transmitir a verdade aos seus ouvintes.

Tal transparência também é o “DNA” do novo radiojornal, que será apresentado e finalizado pelo radialista Marcos Roberto. Com longa experiência na área, o profissional atua no rádio há mais de 20 anos. Foi ele também que providenciou todas as vinhetas da atração – modernas, dinâmicas e impactantes –, cujo pacote especial foi encomendado para execução em uma produtora catarinense.

Voltado para todo o estado, o “Conexão Santa Catarina” chegará com a missão de ser uma espécie de bússola para orientar a vida dos ouvintes.

A proposta é levar informação útil. Ajudar pais, mães, jovens, trabalhadores e empreendedores na tomada das melhores decisões, detalha Walfrid Neto. Produtor do conteúdo, o jornalista soma extensa trajetória profissional dentro e fora da academia em rádio e nas diversas funções que desempenhou em departamentos de jornalismo das principais emissoras de TV em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Como nos outros veículos de comunicação do mercado restam quase só propaganda disfarçada de notícia, polarização informativa e narrativas com viés ideológico, o radiojornal preencherá essa lacuna para contemplar o público ouvinte – carente de informação de qualidade; e de respeito também.

Utilidade pública, serviço, atualidades e fatos estaduais e nacionais que mexem com a vida do cidadão, além do espaço aberto para a participação das emissoras associadas, são alguns dos ingredientes que vão reforçar o seu café da manhã e surpreender você.

Mas para descobrir todos os segredos do “Conexão Santa Catarina” e poder sair de casa abastecido com informações que realmente valem a pena, só mesmo se ligando a cada nova edição.

Lembre-se: começa no próximo dia 21, uma segunda-feira histórica para a radiodifusão comunitária catarinense.

“Ainda mais forte”

O lançamento do novo radiojornal ocorreu durante uma reunião virtual realizada na última quinta-feira (3) com representantes de rádios comunitárias de várias cidades de Santa Catarina associadas à Acracom.

Comandada pelo coordenador-geral, João Carlos Santin, a videoconferência durou mais de três horas e também teve a participação de membros de importantes órgãos federais.

A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal, Daniela Naufel Schettino, representou a Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações.

Em vídeo, a mestre e doutora em engenharia de telecomunicações firmou o compromisso de um novo encontro para interação e encaminhamentos de demandas das rádios.

Já o gerente da unidade operacional catarinense da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Stevan Grubisic, tratou da padronização de ações e conformidade com as normas técnicas das emissoras comunitárias.

A discussão incluiu outros temas revelantes. Entre eles, ações contra o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para ajustamento das mensalidades e contra o Tribunal de Contas (TCE/SC) acerca de mudança de entendimento sobre o apoio cultural de entes públicos.

O grupo também deliberou sobre um convênio com novos engenheiros para garantir a segurança de projetos, além de iniciativas internas para fortalecer a união entre as emissoras comunitárias no estado.

O encontro virtual é um marco. Por um lado, representa avanço na profissionalização das emissoras comunitárias, injustamente perseguidas pelas comerciais. Por outro, anuncia jornalismo de qualidade aos seus ouvintes, integrando dezenas de veículos comunitários em Santa Catarina – rádios livres e comprometidas com você.


Créditos: Altovaleagora.com

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...