O município de Luzerna é o único de Santa Catarina a aparecer no top 10 do ranking. – Foto: GO Drones Luzerna/Reprodução/ND

CIDADE DE SC APARECE ENTRE AS 10 MAIS SUSTENTÁVEIS DO BRASIL

Localizado no coração do Meio-Oeste de Santa Catarina, o município de Luzerna, está entre as 10 cidades brasileiras com melhor cenário de desenvolvimento sustentável. Os dados são do IDCS (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades) lançado pelo Instituto Cidades Sustentáveis no domingo (6).

O índice tem como base os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015.

Com aproximadamente 5,7 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Cidades, Luzerna conquistou a oitava posição entre as 5.570 cidades avaliadas no IDCS, sendo também a melhor classificada em Santa Catarina.

O município, que tem como prefeito Juliano Schneider, obteve uma pontuação de 62,21 em uma escala que varia de 0 a 100. O número, considerado alto, demonstra um bom desempenho em relação às metas de desenvolvimento sustentável.

“Agradecer o legislativo pelo apoio, nossas entidades, as empresas e todas as instituições parceiras. É um orgulho para nós, é muito importante, pois trabalhamos sempre unidos para o melhor”, comentou Schneider.


Luzerna se destaca em saúde, saneamento e paz
Os ODS da ONU, estabelecidos para serem alcançados até 2030, abrangem áreas cruciais como erradicação da pobreza, redução da desigualdade, proteção do meio ambiente e do clima, promoção da paz, educação de qualidade, saúde e bem-estar.

A cidade do Meio-Oeste catarinense está entre as poucas que alcançaram um nível de desenvolvimento sustentável considerado alto, com pontuação variando de 60 a 79,99 no IDCS.

Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento.

Outros pontos do ODS são: padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Luzerna atingiu nível muito alto (de 80 a 100) em cinco dos 17 ODS (saúde de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, proteger a vida marinha e paz, justiça e instituições eficazes).

Em outros cinco pontos alcançou nível alto (de 60 a 79,99): educação de qualidade, trabalho digno e crescimento econômico, redução das desigualdades, produção e consumo sustentáveis e ação climática. Os dados completos do ranking do município podem ser acessados aqui.


Situação em Santa Catarina
Além de Luzerna, outras três cidades de Santa Catarina também se destacaram no nível alto:

-Jaraguá do Sul (60,15) na região Norte: 41ª posição;
-Orleans (60,06) na região Sul: 44ª posição;
-Balneário Camboriú (60,05), no Litoral Norte: 45ª posição.

Em Santa Catarina, cerca de seis em cada dez municípios (59,3%) estão em níveis baixos ou muito baixos de desenvolvimento sustentável. No entanto, o Estado se destaca com 116 municípios (39,3%) atingindo um nível médio de desenvolvimento sustentável, com pontuação entre 50 e 59,99.

Liderança do ranking
A liderança do ranking geral é dominada pelo Estado de São Paulo. As cinco primeiras cidades são paulistas. O município de São Caetano do Sul, situado no entorno da capital paulista, ocupa a primeira posição com uma pontuação de 63,42.

Em contraste com esses resultados positivos, a maioria das cidades brasileiras encontra-se em patamares baixos ou muito baixos de desenvolvimento sustentável.

Apenas 45 cidades de todo o país atingiram o nível considerado alto, enquanto nenhuma cidade alcançou um nível muito alto (acima de 80 pontos).

A maioria dos municípios brasileiros encontra-se em níveis baixos (40 a 49,99) ou muito baixos (abaixo de 39,99), o que totaliza 71% das cidades avaliadas.


Créditos: ND MAIS

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...