CONSÓRCIO MACHADINHO ACOMPANHA PROJETOS CONTEMPLADOS PELO II PRÊMIO ESCOLA SUSTENTÁVEL

O Consórcio Machadinho vem acompanhando a execução dos projetos contemplados no II Prêmio Escola Sustentável. Nos meses de julho e agosto foram realizadas visitas nas quatro escolas com participação em atividades programadas. Todos os projetos foram além das expectativas, alcançando também a comunidade em geral.

Em Piratuba, na Escola EBM Marechal Câmara, o Projeto Sustentabilidade - Conhecer o passado, entender o presente e planejar para o futuro, realiza oficinas de culinária e cosméticos em parceria com a Epagri, utilizando os chás, verduras e legumes que são cultivados na escola. Além disso fazem a coleta e separação de lixo e realizam a venda do material reciclável, sendo que os fundos angariados pelas atividades são destinados à escola. Também realizou um brechó, com doações de roupas feitas pela comunidade e aberto ao público em geral.

Também em Piratuba, na Escola Reunida Prof. Rodolfo Holeveger, o projeto Revitalização do Bosque, em parceria com a Epagri, desenvolve atividades voltadas às abelhas, como estudo da espécie e implantação de iscas para atrair abelhas sem ferrão, para posterior implantação de caixas. Também foi realizada a criação de uma mascote para o projeto, através de um concurso entre os alunos.

Em Pinhal da Serra, RS, na Escola EMEB Professor Tadeu Silveira, o projeto Educação Ambiental e hábitos alimentares saudáveis: nutrindo ações de sustentabilidade, está realizando a Feira de Orgânicos da Escola, a mesma ocorre mensalmente na praça municipal sendo aberta à comunidade em geral, os Orgânicos são produzidos na horta da escola e os lucros obtidos são reaplicados no projeto.

Em Anita Garibaldi, SC, na Escola NEM Professor Nilson Fernandes da Silva, o Projeto Aquaponia Sustentável, fornece toda a produção de alface para a merenda escolar. O plantio e manutenção dos equipamentos é todo feito pelos alunos e familiares e o projeto já faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola, envolvendo todas as turmas. O sistema já está sendo difundido na comunidade, inclusive recebendo visitas de outras escolas e entidades da região, com o interesse de conhecer e entender o processo.

Para mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse: www.machadinho.com.br

Creditos: Acessória de Imprensa Usina Hidrelétrica Machadinho

Fotos

Outras Notícias

UFFS divulga o Relato Integrado 2023

No final do mês de março, foi feita a publicação do Relato Integrado 2023 da Universidade Federal da Fronteira Sul – ...

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...