ATRAVÉS DE LIGAÇÃO, BOMBEIRO VOLUNTÁRIO AJUDA MÃE COM RECÉM-NASCIDA ENGASGADA EM CONCÓRDIA

Bombeiros voluntários de Concórdia auxiliaram uma mãe, através do telefone, em um caso de recém-nascida engasgada por leite materno, na tarde desta quinta-feira, dia 20.

O telefone da central de emergência foi atendido pelo bombeiro Darlan. Do outro lado da linha esteve uma mãe nervosa solicitando auxílio, porque a filha, de 35 dias – prematura de 35 semanas – não conseguia respirar.

De imediato, o bombeiro orientou a mulher quanto aos procedimentos de “tapotagem”, nas costas, para desobstruir as vias aéreas da criança. Ao mesmo tempo, uma das viaturas com os com uma guarnição foi até a residência da família.

Mesmo com as orientações repassadas, a mãe não conseguia fazer com que as vias aéreas da criança fossem desobstruídas. Então, foi solicitado que ela realizasse também massagens cardíacas. Com estas duas manobras, o bebê voltou a respirar.

Na chegada da viatura, os bombeiros constataram que a recém-nascida já estava consciente. Mesmo assim, mãe e filho foram conduzidos ao Hospital São Francisco para avaliação médica.


Como identificar um engasgo?

Entre os sinais de que a criança está engasgada estão a palidez, dilatação dos olhos, uma respiração com ruídos, lábios arroxeados e tosse.

As principais causas de asfixia em crianças são decorrentes de aspiração acidental de objetos pequenos e engasgo por leite ou vômito, as quais muitas das vezes as pessoas demoram para perceber que a criança está sem respirar.


O que devo fazer?

No caso de engasgo com objetos ou alimentos, o mais indicado é realizar a manobra de “Heimlich”, um método muito utilizado em bebês e crianças. Esse procedimento leva a criança a ter uma tosse artificial, a qual expele o objeto ou o sólido, desobstruindo a traqueia.

• Deite a criança sobre seu braço, de bruços;

• Certifique-se de que a cabeça esteja um pouco mais baixa que o tronco;

• Verifique se há algum objeto na boca que possa ser retirado com as mãos;

• Se não conseguir tirar o objeto ou o sólido, incline-a de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas e dê cinco palmadas com a base da mão no meio das costas;

• Se o engasgo permanecer, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos sobre o tórax, na região entre os mamilos;

• Caso ainda não seja possível visualizar e retirar o objeto, as compressões devem continuar até a chegada do serviço de emergência. Durante a chegada do atendimento, continue com a realização do procedimento com calma.

O Corpo de Bombeiros orienta que, se uma pessoa leiga encontrar um caso de asfixia, ligue para o número de emergência da corporação 193 e siga as instruções que serão dadas via telefone até a chegada de atendimento profissional.


Créditos: Oeste Mais

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...