Na parte de trás da Kombi, homem improvisou cama (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

Curiosidade: Homem mora dentro de Kombi depois de ter casa incendiada em MS

Por três anos, José Miro de Souza Baptista, 55 anos, morou em uma casa improvisada construída por ele mesmo no terreno que comprou no bairro Aquarius II, na região sul de Campo Grande. Mas, há cerca de um mês, Miro, como é chamado pelos vizinhos, perdeu o imóvel após um incêndio e passou a morar dentro da Kombi, que também foi parcialmente atingida pelo fogo.

O carro fica estacionado na área do imóvel. A porta do motorista é a entrada da casa. Os bancos da frente foram retirados para dar espaço à mala com roupas e utensílios de cozinha. Na parte de trás da Kombi, fica a cama improvisada, onde ele colocou colchões, forrados com lençóis, e travesseiros.

Ao G1, o auxiliar de serviços gerais disse que voltava do trabalho para casa num fim de tarde quando avistou o incêndio no barraco.

\"Da esquina eu já vi aquelas línguas de fogo, aquela fumaça toda e os bombeiros tentando apagar. Tive certeza que era meu barraco. Perdi quase tudo que eu tinha, mas ainda bem que sobrou a Kombi para eu morar dentro\", refletiu.

Ele acredita que o incêndio tenha sido criminoso e desconfia que a pessoa por trás do incidente seja a mesma que tentou roubar, por diversas vezes, materiais e pneus que ele guardava dentro da antiga casa.

\"Comprei uns 250 pneus para revender para borracharias e guardava esses pneus dentro de casa. Algumas vezes cheguei do trabalho e encontrei a casa revirada e pneus do lado de fora, já na calçada. Acho que tentaram roubar, não conseguiram e colocaram fogo\", contou.

Além do barraco, Miro também perdeu no incêndio uma motocicleta nova que ainda estava sem placa, eletrodomésticos, móveis e os pneus. Sem local para se abrigar, o auxiliar de serviços gerais viu na Kombi uma alternativa para dormir e se proteger do sol e da chuva.

\"Dá raiva passar por isso, porque a gente trabalha para ter uma vida digna, compra um lote para construir a casa, comprar as coisas e daí um dia, chegando do trabalho, a gente vê tudo que é nosso pegando fogo, com tudo que conseguiu comprar dentro, e de repente não sobra mais nada\", relatou.

Improvisos
Para tentar melhorar o conforto dentro do carro, Miro usou lonas para forrar o teto e as janelas de vidro, que quebraram no incêndio. Telhas de fibra foram colocadas sobre as lonas para evitar que sejam levadas pelo vento. O local não tem cozinha, geladeira ou fogão, mas ainda assim Miro diz que às vezes faz a própria comida na parte de fora do carro, onde acende fogo e usa os utensílios guardados dentro da Kombi.

O homem trabalha em construções e diz que não tem salário fixo, recebe diárias em média de R$ 50. Por falta de água e luz, ele conta que toma banho no serviço e que \"dorme e acorda com o sol\". A única despesa mensal dele é o financiamento do terreno, que compromete totalmente a renda que consegue com diárias, por isso ele pede ajuda para construir uma nova casa no mesmo terreno.

\"Se eu não tivesse que pagar o terreno eu conseguia construir a casa de novo, mas não posso deixar de pagar senão perco até o terreno, que é o pouco que eu tenho agora\", explicou. Ele diz que não tem família em Campo Grande e tem irmãos em outro estado, com quem tem pouco contato.

Fonte: G1

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...