Dia Branco é comemorado nesta quarta-feira, 18

O Dia Branco, mobilização que visa a conscientização contra a exploração sexual e o combate a todos os tipos de violência contra crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres, é comemorado nacionalmente no dia 18 de maio. E para celebrar essa data a Secretaria de Assistência Social – CREAS de Joaçaba, está mobilizando a comunidade para que, nesta quarta-feira, 18, vista branco e também decore suas casas, estabelecimentos comerciais e carros com balões ou panos brancos.

De acordo com Irene Moreira da Silva, coordenadora do CREAS, neste ano, o dia Branco não terá um evento específico concentrando pessoas na Praça Adolfo Konder, como ocorreu nos anos anteriores, mas, da mesma forma deve gerar uma grande mobilização na cidade. “Fizemos um trabalho prévio de divulgação e repasse de informações sobre a data e a importância do combate de todos os tipos de violência nas escolas, entidades, igrejas e comércio, com o objetivo que cada um desses locais desenvolvesse ações internas e nesta quarta-feira dia 18, participem da mobilização geral”. Explica Irene.

Toda comunidade está convidada a participar. “Para a próxima quarta-feira pedimos para que com uma peça de roupa branca, um pedaço de tecido na fachada de casa ou alguns balões, nesta cor. Para os demais dias, pedimos que a comunidade seja nossa parceira no enfrentamento da violência e denuncie através disque 100, do 181 ou ainda no próprio telefone do CREAS que é o 3521 1957, pois assim podemos expandir as ações que já realizamos enqaunto CREAS. Finalizou a coordenadora.

Saiba mais sobre o Dia Branco

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS 2002) caracteriza-se violência o “uso intencional de força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou possa resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.

O dia 18 de maio caracteriza-se como Dia Nacional de combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes reconhecido pela Lei Federal 9.970/00, que instituiu essa data em alusão ao crime Araceli, no qual em 18 de maio de 1973 a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo foi assassinada em Vitória no Espírito Santo, em um dos mais brutais crimes da história do Brasil. O corpo, desfigurado e com marcas de tortura e abuso sexual, foi encontrado quase uma semana depois.

O munícipio de Joaçaba, estabeleceu através da Lei Municipal nº 4127 de 14 de julho de 2011, o dia 18 de maio como “Dia de Combate a Todas as Formas de Violência Contra a Criança, Adolescente, Mulher e ao Idoso”, nesta data cabe a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CREAS a mobilização e articulação das instituições da Rede de Proteção Social, para a realização de ações preventivas a despeito da referida data. Tais ações podem ser executadas na forma de campanhas permanentes nas escolas e comunidades com afixação de cartazes contendo mensagens alusivas ao combate a todas as formas de violência e incentivo a denúncia por parte das vítimas e da sociedade, contra os agressores, agentes causadores da violência.

Fonte: Portal Éder Luiz

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...