Servidores da Receita Federal realizam operação padrão em SC
Ação acontece nos portos de Navegantes, Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul.
Em protesto contra o não cumprimento do acordo trabalhista, cerca de 600 funcionários da Receita Federal modificaram as atividades nesta terça-feira em Santa Catarina. Os servidores, que reivindicam o aumento de 21% nos salários, realizam o processo de operação padrão nos portos de Navegantes, Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul.
De acordo com o site G1, em Florianópolis, 200 auditores e 100 analistas tributários aderiram à paralisação. Delegacias da Receita Federal de Blumenau, Joinville e Lages também participam do movimento.
A ação encabeçada pelo do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) prejudica, segundo o grupo, o atendimento das atividades de análise de processos de cobrança, restituição e compensação, orientação aos contribuintes, inscrição de cadastros fiscais, regularização de débitos e pendências, análise dos pedidos de parcelamento, emissão de certidões negativas e de regularidade, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades.
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil realizam atos, a partir dessa terça-feira (19), em protesto à postura do Governo que não dá celeridade ao cumprimento do acordo remuneratório da categoria.
Nas unidades de atendimento ao contribuinte, haverá paralisação das atividades em todo o país. Já nas áreas aduaneiras será feita operação padrão nos postos de fiscalização espalhados nos 17 mil quilômetros da faixa de fronteiras do Brasil.
Mais de oito mil Analistas-Tributários participarão da mobilização semanal, que ocorrerá às terças, quartas e quintas-feiras, até que o acordo seja encaminhado para aprovação no Congresso Nacional.
Em nota enviada para a imprensa, a presidente do Sindireceita, Sílvia de Alencar, afirma que o processo de reestruturação da remuneração está associado integralmente à busca pela eficiência do órgão.
Confira um trecho:
Diante do agravamento do quadro fiscal do país, a Secretaria da Receita Federal do Brasil tem por obrigação assumir o protagonismo do processo de recuperação fiscal. O trabalho dos Analistas-Tributários, de outros servidores da Receita Federal, responde pela arrecadação de 98% das receitas da União. Contudo, esses servidores não têm o merecido reconhecimento da qualificação, da dedicação e do risco inerente à sua atividade.
Fonte: WH3