Cão Valente passa por cirurgia para corrigir a mandíbula



Desde o mês de fevereiro deste ano, data em que a família do xanxerense Ivo Döhl acolheu um cachorro de rua em sua casa, Valente, nome com o qual foi batizado, vem passando por dias de superação para sobreviver e ter uma boa qualidade de vida. Conforme Ivo, quem insistiu para que eles ficassem e cuidassem do cachorro foi sua mulher, Simone.

Por conta de um deslocamento de mandíbula, que ainda não se sabe ao certo as causas, o cachorro tem dificuldade para se alimentar. Para ter uma melhor qualidade de vida e chegar o mais próximo possível de uma vida normal que um animal pode ter, Valente está sendo submetido a cirurgias e procedimentos veterinários.

No último procedimento cirúrgico, realizado no hospital veterinário Clinivet, de Curitiba, foi feito um reposicionamento da mandíbula. Conforme a veterinária Nareu Simas de Carvalho, esse procedimento visa preservar o movimento de mastigação do cachorro, para evitar novas lesões.

- No Valente a gente fez um reposicionamento da articulação para tentar preservar o movimento de mastigação nele, que estava totalmente alterado. Com isso a gente teve que desfazer a região fibrosa que tinha a fratura, reposicionar e bloquear com resina acrílica os caninos pra gente estabilizar essa oclusão e ver qual vai ser o resultado, com a tentativa de fazer esse tecido de fibrose pra não deslocar de novo a mandíbula – comenta ela.

Recuperação
Conforme a veterinária, a recuperação será um processo lento, podendo demorar até 30 dias. Nesse período, o cachorro será acompanhado e, após esse tempo, passará por uma avaliação para constatar se a medida tomada teve o efeito esperado.

- O próximo passo é ver qual foi o resultado em relação a esse posicionamento. Depois, infelizmente alguns dentes a gente vai ter que remover porque a oclusão dele nunca vai ser perfeita. A ideia é rever a dentição e os dentes que estiverem ocluindo entre eles simplesmente a gente tira. Aqui a questão não é mais estética, é questão de qualidade de vida o que a gente quer é fazer com que ele tenha uma possibilidade de voltar a mastigação sem machucar a boca, sem ter lesões – explica a veterinária.

Cirurgias e custos médicos
Para ajudar a cobrir os custos das cirurgias e remédios do Valente, foi promovida uma ação entre amigos. O valor arrecadado com a venda da rifa foi de cerca de R$ 3 mil e o dinheiro está sendo usado para custear as cirurgias do animal.

Ivo destaca que este procedimento não será o último pelo qual Valente terá de passar. O caso do animal é complexo e demorado, as etapas cirúrgicas devem ser feitas e concluídas aos poucos, para que a recuperação seja a melhor possível. Valente precisará, inclusive, de um enxerto na boca assim que se recuperar e reagir aos outros procedimentos.

Quanto aos custos, ele diz que os gastos já ultrapassam o dobro do que foi arrecadado com a rifa, já que, além das despesas médicas, o cachorro precisa de uma comida especial, medicamentos e se deslocar para outras cidades para continuar o tratamento.

Segundo a veterinária, o formato da boca de Valente não voltará ao normal, por conta das lesões. Visto isso, todas as cirurgias e procedimentos realizados no cachorro não visam a estética e sim o melhoramento de sua qualidade de vida.

- Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida do Valente, já que ele é um cachorro jovem e tem muito pela frente ainda – finaliza.

Valente está sendo acompanhado pelas veterinárias Dra Naréu Simas de Carvalho e Dra Rebeca Bachi.

Fonte: TUDOSOBREXANXERE

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...