Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria

Trabalho de equipes de monitoramento continua nesta terça-feira (17) em Barra Velha (SC). Na segunda, grupo de moradores não seguiu orientação e tentou desencalhar baleia sem auxílio.

Duas pessoas ficaram feridas ao tentar desencalhar uma baleia da espécie jubarte em Barra Velha, no Litoral Norte catarinense, na segunda-feira (16).

De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a dupla fazia parte de um grupo de cerca de 20 pessoas da comunidade que tentava desencalhar a baleia por conta própria e não seguiu o procedimento que estava sendo realizado pela equipe do projeto.

Um dos feridos teve um corte na cabeça, causado por uma das nadadeiras da baleia. O outro foi atingido na perna pela cauda do animal.

“Reforçamos que não participamos desta tentativa realizada pela comunidade, por entendermos que esta ação causa um alto nível de estresse no animal, podendo levá-lo a óbito. Outra questão que deve ser ressaltada é a segurança das pessoas. Este é um animal selvagem e muito pesado. Uma atitude equivocada pode causar grandes danos”, informou, por nota, o projeto de monitoramento de praias.

"É importante que a população respeite o cordão de isolamento e colabore com os direcionamentos da equipe", reforça o órgão.

A baleia continuava encalhada na manhã desta terça-feira (17). Segundo o PMP-BS, o animal tem pequenas lesões superficiais e pode estar doente. A baleia, que encalhou no fim da manhã de segunda, tem cerca de 8 metros e 20 toneladas.

Trabalho de desencalhe
Como a maré havia subido, um rebocador foi até o local no fim da manhã desta terça para ajudar no desencalhe.

"O Corpo de Bombeiros auxiliou no processo de amarre das fitas, auxiliando no amarre ao animal. A baleia foi arrastada até a cava das dunas, e a fita se soltou, permanecendo o animal num ponto um pouco mais profundo de água, mas ainda não o suficiente para ela voltar para profundidades adequadas e ficar livre", informou o Corpo de Bombeiros.

Pelo menos 20 pessoas do PMP-BS estavam no local, além dos moradores que auxiliavam no trabalho. Integrantes do Instituto Anjos do Mar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa de Civil, da Polícia Ambiental e da Polícia Militar também estavam no local.

A equipe aguardava o pico de maré. "A baleia precisa estar com pelo menos 2/3 do corpo coberto pela água", informou Jeferson Dick, coordenador da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali (Universidade do Vale do Itajaí).

De acordo com os biológos, a maré deve subir no início da tarde. "Possivelmente ela conseguirá sair. Caso contrário, só será tentado novo auxílio ao animal se ele ficar mais encalhado junto à praia, devido ao risco de esmagamento de quem estiver ao redor", dizem os bombeiros.

Orientação aos banhistas
O coordenador Jefferson Dick afirma que a área em volta da baleia foi isolada e orienta os banhistas a manterem uma distância segura do mamífero.

"Ele está estressado. Se a pessoa for atingida por uma nadadeira, isso pode levar à morte. Se tentar empurrar, pode ficar presa embaixo dele e se afogar", explicou.

Banhistas que encontrarem animais marinhos em perigo na Bacia de Santos (em Santa Catarina, no Litoral Norte do estado), podem entrar em contato com o PMP-BS pelo telefone 0800 642 334.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...