Projeto para evitar suspensão da CNH por multas antigas

O projeto de lei que prevê a suspensão da carteira de motorista (CNH) ao atingir 20 pontos apenas no ano em que estourar a pontuação agora tem prioridade para votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O deputado Gelson Merisio (PSD) apresentou o projeto depois que quase 500 mil motoristas catarinenses estavam sendo notificados para entregar a CNH (carteira nacional de habilitação) por multas de até cinco anos atrás, por um atraso do próprio Detran-SC.

“Quando se suspende a carteira de motorista cinco anos após a ocorrência da multa, não há mais caráter educativo, somente o arrecadatório e punitivo. As pessoas têm urgência para essa proposta. Tem gente que corre risco de ficar impedido de trabalhar se perder a CNH”, defende Merisio, que cobra eficiência do Detran e defende que o prazo para multas antigas já expirou.

Depois de conseguir assinaturas de mais de um terço dos membros da Assembleia, o projeto agora tramita dentro de um regime de prioridade para votação. Na prática, isso dispensa algumas burocracias e cada uma das duas comissões que faltam analisar o projeto tem o prazo de duas reuniões para debater e votar o seguimento dele.

O pedido de prioridade foi uma forma de acelerar a tramitação desse projeto, motivado pela urgência das pessoas que correm o risco de ficar sem trabalhar pela perda da CNH por essas multas antigas. No início do mês que vem, o presidente da Alesc já pode puxar para o plenário a votação, independentemente da situação em qualquer uma dessas duas comissões.

Até o momento, foram notificamos os motoristas que acumularam 20 pontos em 2012 e 2013. Com os anos seguintes, o número de motoristas afetados pode passar de um milhão de pessoas.

Entenda o projeto:
O projeto do deputado estadual Gelson Merisio propõe que os processos administrativos do Detran-SC sejam abertos no mesmo ano em que o condutor acumular 20 ou mais pontos em infrações de trânsito – hoje esse prazo é de até cinco anos. Se o Detran perder esse prazo, seria obrigado a arquivar o processo administrativo contra o condutor, tornando assim o trabalho do Departamento de Trânsito mais eficiente e transparente.

O projeto de lei também prevê a criação de um mecanismo no site do Detran-SC em que as pessoas possam se cadastrar para receberam alertas, por e-mail ou no celular, quando atingirem 15 pontos. Ou seja, tem um efeito educativo, já que quando você sabe da sua situação, dirige com mais prudência para não chegar aos 20 pontos.

Fonte: CACODAROSA
A.M

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...