Santa Catarina terá programa Internet para Todos

Em reunião com o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta segunda-feira, 11, na Casa da Agronômica em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo conheceu o Programa Internet para Todos, que pretende levar internet banda larga a áreas rurais e localidades que ainda não têm o serviço. Santa Catarina será o primeiro Estado a receber os pontos de conexão com a rede a partir do próximo ano.

“Santa Catarina é o Estado certo para ser o pioneiro neste projeto. Temos uma boa distribuição demográfica, uma força muito grande na área rural e um trabalho já feito junto com o ministério nas escolas. Esse é um passo decisivo com o satélite lançado em maio (deste ano), que permite desdobrar e chegar internet a todos os cantos do Estado, principalmente na área rural”, destacou Colombo.

Objetivo do programa é promover o atendimento a localidades e distritos, onde inexiste a oferta de acesso à internet. A viabilidade do programa é devido ao lançamento do satélite brasileiro, lançado em 4 de maio de 2017, com capacidade de levar internet para 100% do território brasileiro a uma velocidade de 58 gbps em banda ka, com 67 feixes.

O ministro Kassab disse que esse é maior projeto de inclusão social que se estabelece no Brasil hoje. “Sempre digo, usando como comparação que vale a pena lembrar o que é a vida de uma criança com internet e sem internet. Esse projeto começa por Santa Catarina e, com certeza, ainda em fevereiro de 2018, estaremos levando nos primeiros pontos do Estado a internet para todos”.

Ao todo serão cerca de 40 mil pontos disponibilizados, que também serão usados para defesa, educação e saúde. O município que quiser participar deverá se inscrever e se for selecionado será responsável por ceder um terreno, além de custear despesas de energia elétrica e segurança do local. O governo federal fará a instalação de todo o equipamento sem custo para as prefeituras.

Também participaram da reunião o presidente do Ciasc, Ivan Ranzolin; o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni; o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies; o secretário executivo do Programa SC Rural, Júlio Bodanese; e 12 prefeitos.

Fonte: RÁDIO BELOS MONTES
A.M

Outras Notícias

O 5G está chegando? Saiba quando a tecnologia deve começar a operar no Brasil

A quinta geração da internet móvel está chegando. Uma operadora do Catar já oferece o serviço a seus clientes, ao mes...

WhatsApp ganha integração com Facebook e Instagram para visualizar vídeos

Uma nova atualização do WhatsApp, inicialmente para usuários do sistema operacional da Apple, conseguirão reproduzir ...

Os 10 tipos de usuários mais desnecessários em grupos do WhatsApp

Se você está em grupos no WhatsApp (ou no Telegram, no WeChat ou em qualquer outro mensageiro), provavelmente já viu ...

WhatsApp e Instagram vão ganhar chamadas de vídeo em grupo

Já quis fazer uma chamada de vídeo com várias pessoas da sua família ao mesmo tempo pelo WhatsApp? Em breve, isso ser...