Comunidade de Boa Esperança em Ipira completa 90 anos de história

A comunidade de Boa Esperança, em Ipira, completa em 2017, 90 anos de história. A capela da localidade é uma das 24 que integram a Paróquia Santa Catarina de Alexandria, que abrange os municípios de Piratuba e também de Ipira. A celebração vem sendo prepara há meses e deve contar com alguns ingredientes especiais.

O primeiro deles é a restauração do capitel, construído pelos primeiros moradores. De acordo com o Padre Gelso, a arquitetura original foi totalmente mantida, trabalho que levou vários meses e contou com a colaboração dos moradores da comunidade. O capitel com a restauração confirmada foi transladada nesta semana para Boa Esperança, onde está localizada ao lado da capela.

O segundo ingrediente é um livro que foi doado por uma mulher da cidade de São Paulo, que se emocionou com o relato de fé de Boa Esperança. Foram coletados materiais como fotos, registros de atas e depoimentos, materiais esses que resultaram na confecção de duas unidades deste livro, cujas unidades devem permanecer na comunidade e também na Paróquia Santa Catarina de Alexandria recebendo a assinatura dos moradores da comunidade.

A programação inicia amanhã às 10 horas da manhã com procissão, seguindo até a capela. Lá haverá a inauguração deste capitel, seguindo após com celebração religiosa com almoço ao meio-dia.

O Capitel de Boa Esperança foi instalado em 1927, servindo como ponto de referência para as celebrações religiosas na comunidade. Uma das celebrações mais lembradas é o dia de Santo Antônio, ao qual os moradores rezavam o terço. Mais tarde, na década de 80, com as madeiras sofrendo o desgaste do tempo, o capitel teve sua área diminuída, mas a fé em Cristo crescendo cada vez mais.

Conta-se, através de relatos de moradores, que o Capitel tinha uma porta de entrada, sendo, a sua esquerda, contando com a letra S e na direita a letra A. Essas inscrições despertavam a curiosidade de muitos, sendo o mistério “desvendado” pelo escultor da época, que a inscrição eram as iniciais para Santo Antônio.

Fonte: Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Prefeito Marcelo assina convênio com a Associação dos Acadêmicos de Ipira

O prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera, e os representantes da Associação dos Acadêmicos assinaram na quinta-feira, ...

Consórcio Machadinho entrega trajes para Projeto Guapos

Os integrantes do Projeto Guapos, de Machadinho-RS, já estão devidamente trajados para as apresentações culturais. Os...

Prefeito Marcelo participa de audiência para revitalização de trecho entre a ponte até o portal

O prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera e o vice-prefeito Clitor Knebel cumpriram agenda na SEI – Secretaria de Estad...

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...