Radar Meteorológico será inaugurado na próxima semana em Araranguá

A cobertura meteorológica será de todo território catarinense a partir da próxima quinta-feira, 15, data marcada pela inauguração do radar móvel sul, em Morro dos Conventos/Araranguá. O evento acontecerá às 11 horas e contará com a presença do governador Raimundo Colombo e do Secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

O equipamento será responsável pela cobertura de 41 Municípios da região sul do Estado e funciona junto ao Farol da Marinha em Morro dos Conventos. Pesando cerca de 4 toneladas pode ser deslocado para qualquer lugar de Santa Catarina de forma simples de acordo com a necessidade. O alcance é entre 100 e 150 km, ou seja, 41 municípios abrangidos.

Em breve as imagens estarão disponíveis para o público, assim como as imagens dos radares do Vale e do Oeste. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, considera importante o início do funcionamento. “Agradecemos ao Governador Raimundo Colombo e o secretário Rodrigo Moratelli por este importante investimento que vai beneficiar todo o sul de Santa Catarina. No passado já sofremos muito com eventos climáticos, e agora nossa região está bem servida no quesito prevenção”, destaca Schmidt.

O investimento no Radar Sul (Araranguá) foi de cerca de R$ 4 milhões com recursos do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

Dados técnicos

O radar do Sul possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). O equipamento está numa carreta reboque de 2, 63 m de largura e 5, 64 m de comprimento. A altura da base até o topo da radome (equipamento que protege a antena) é de 3, 50 m.

Considerando uma cobertura de 100% em 360 graus, no local em Araranguá, a área de cobertura é de 41 municípios. São eles: Urubici, Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Gravata, Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Araranguá, Maracajá, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.

Em casos extremos, ele poderá ser deslocado para qualquer região do Estado para auxiliar no gerenciamento do evento no local.

100% de cobertura meteorológica em Santa Catarina

Agora junto com os radares do Vale (Lontras), Oeste (Chapecó), Santa Catarina passa a ter 100% de cobertura meteorológica. Fato único para o Estado e Brasil. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explica que "seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria porque possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre".

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A.M

Outras Notícias

Previsão do Tempo para os próximos dias em Santa Catarina

Sexta-feira (01/06) - OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA E RAIOS! Tempo: chuva do Oeste ao Sul, desde a m...

SC tem amanhecer de inverno neste domingo

O forte ar frio que está no Estado trouxe o esperado amanhecer de inverno neste domingo (20) — porém, sem neve, para ...

Notícia de que inverno será o mais frio do século é falsa, alerta MetSul

Durante essa semana, uma notícia afirmando que o inverno deste ano será o mais frio do século circulou pelas redes so...

KERB 2018 - Escolha da Rainha

Escolhida a Rainha e Princesas do 104º Kerb de Piratuba, Ana Carolina dos Santos representando a Prefeitura Municipal...