Foto: Caxias Termas Hotel

Curiosidade: confira alguns índices de Piratuba

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realiza de dez em dez ano, o censo demográfico em todos os municípios brasileiros. Este levantamento apresenta números interessantes em áreas populacionais como educação, economia, trabalho, renda, saúde, entre muitos outros.

Neste intervalo em que o censo ainda não é realizado, o instituto atualiza algumas de seus indicadores. A reportagem da Rádio Piratuba FM consultou no site do IBGE, levantando alguns indicadores de Piratuba.

População

Em oito anos, 821 pessoas deixaram de residir em Piratuba. Em 2010, eram 4.786 habitantes. Já em 2018, 3.965 pessoas declararam residir na cidade. A densidade demográfica na época em que o censo foi realizado era de 32,79 habitantes por quilometro quadrado.

Trabalho e renda

O salário médio dos trabalhadores piratubenses no ano de 2016 ficou em dois salários mínimos. Apesar de ser destaque no índice do PIB - Produto Interno Bruto - a média do rendimento mensal daqueles que compõe a força de trabalho é um dos menores em Santa Catarina. Dos 295 municípios no estado, a cidade que possui uma estância invejável de águas termais amarga a posição de número 186. A média aliás diminuiu se apresentarmos os números de 2015, onde a média salarial era de 2,1 salários mínimos. Ainda, em 2016, 1.905 piratubenses possuíam um emprego com carteira assinada, o que equivale à 45,3 por cento dos habitantes com postos de trabalho.

Educação

Os números do IBGE confirmam o desempenho acima da média na educação em Piratuba. Em 2010, a taxa de escolaridade daqueles que possuem entre 6 anos à 14 anos de idade era de 99,7 por cento. As matrículas no ensino fundamental encerraram 2017 em 643. No mesmo ano, 182 matrículas foram registradas no ensino médio.

As notas no IDEB de 2015 também colocaram Piratuba em lugar de destaque no estado e na região. Os anos iniciais do ensino fundamental apresentaram nota de 7,3 e os anos finais do ensino fundamental, uma nota de 6,4.

Saúde e meio ambiente

Piratuba tem uma área aproximada de 145,976 quilômetros quadrados. Em 2010, 49,8 por cento da população possuíam esgotamento sanitário adequado. A arborização das vias públicas ficou em 21,3 por cento e urbanização das vias públicas em 46,3 por cento, segundo números apurados junto ao IBGE.


Os dados completos podem ser acessados através deste link: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/piratuba/panorama

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Consórcio Machadinho entrega trajes para Projeto Guapos

Os integrantes do Projeto Guapos, de Machadinho-RS, já estão devidamente trajados para as apresentações culturais. Os...

Prefeito Marcelo participa de audiência para revitalização de trecho entre a ponte até o portal

O prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera e o vice-prefeito Clitor Knebel cumpriram agenda na SEI – Secretaria de Estad...

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...

Município de Ipira repassa 30 mil reais para a Associação Ipirense de Karatê

O município de Ipira e a Associação Ipirense de Karatê celebraram, no dia 16 de abril, termo de colaboração. O docume...