Linha do Tempo: Exposição fotográfica promete resgatar trajetória do concurso de Rainha do Kerb de Piratuba.

A Casa da Memória, um dos espaços de visitação do Centro Histórico de Piratuba, já se prepara para receber novidades em uma das salas expositoras. Trata-se de uma mostra especial de imagens que evidenciam os 29 anos do processo e escolha da Rainha do kerb.

Criado inicialmente com a venda de votos, o concurso tornou-se oficial em 1990, foi quando a piratubense Marilene Dalmagro, conquistou a coroa de Rainha do Kerb, eleita por uma comissão julgadora.

Desde então, todos os anos entidades da Cidade das Termas participam do certame, apresentando suas candidatas. Mas ao longo de quase três décadas de concurso, a vida deu caminhos diferentes aquelas que um dia compartilharam um momento singular em suas existências, tornando-se Rainha do Kerb.

A ideia de unir a trajetória da competição por meio de fotografias, partiu da ex-primeira-dama de Piratuba, Clarice Konrad Riffel: “A proposta da exposição é dar visibilidade ao concurso e valorizar as celebridades do evento, em que cada uma ao seu tempo, representou Piratuba, como anfitriã do principal evento festivo do município”, conta dona Clarice.

A proposta que recebeu apoio da Secretaria de Turismo e da Fundação de Cultura, também foi bem recebida pelas ex-rainhas. A maioria das fotos já chegaram e a montagem dos painéis acontece durante esta semana.

A exposição começa na próxima sexta-feira (11), com visitações abertas ao público das 07:30 às 17:00 horas, com intervalo para o almoço entre 11:45 e 13:00 horas. A Fundação de Cultura, mantenedora da Casa da Memória, estuda a possibilidade de horários especiais de funcionamento do espaço para o período do Kerb. O serviço que dispensa agendamento é de graça e livre para todas as idades.

Confira a lista de Rainhas eleitas pelo Júri Técnico, de acordo com o ano do concurso:



1990 Marilene Dalmagro

1991 Fabiana Matzenbacher

1992 Katia Fabiane Freitag

1993 Cristiane Luersen

1994 Elizelaine Salete Salmória

1995 Karen Cristine Schröder

1996 Patrícia Elizabeth Hack

1997 Leidy Daiana Vivan

1998 Helenice Beatriz Luersen

1999 Bruna Vanessa Schneider Gasstmann

2000 Cyntia Turatto

2001 Cladis Magnani

2002 Alete da Silva

2003 Dalila Rosana Hack

2004 Mariane Franke

2005 Morgana Raquel Kehl Ramos

2006 Vanuza Pires

2007 Ana Olívia Kettermann Bazzi

2008 Alana Carmine Albam

2009 Bruna Secco da Silva

2010 Veridiane Camargo

2011 Vanessa Gabrielli Meneghel Schmidt

2012 Tainara Pilger

2013 Júlia Gabriela Surdi Cavalheiro

2014 Franciele Luana Bratz

2015 Lediana Vargas

2016 Simone Raquel Prestes

2017 Bruna Maria Tieppo

2018 Ana Carolina Dutra dos Santos

Ernoy Matiello

Outras Notícias

Prefeito Marcelo assina convênio com a Associação dos Acadêmicos de Ipira

O prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera, e os representantes da Associação dos Acadêmicos assinaram na quinta-feira, ...

Consórcio Machadinho entrega trajes para Projeto Guapos

Os integrantes do Projeto Guapos, de Machadinho-RS, já estão devidamente trajados para as apresentações culturais. Os...

Prefeito Marcelo participa de audiência para revitalização de trecho entre a ponte até o portal

O prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera e o vice-prefeito Clitor Knebel cumpriram agenda na SEI – Secretaria de Estad...

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...