Saúde mostra avanços com serviços locais de exames clínicos em Piratuba

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (08), pela Secretaria da Saúde, após uma avaliação do setor. Os números mostram os avanços nos serviços, no uso de três equipamentos: Dermatoscópio, eletrocardiograma e eletroencefalograma.

Em 14 meses de funcionamento, 51 pacientes foram submetidos ao exame para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele. Com o método digital, usado na Unidade Mista de Saúde, foi possível diagnosticar um dos pacientes como portador de uma doença rara e oferecer o tratamento adequado.

Outro equipamento que representa melhorias na saúde é o eletrocardiograma. Conhecido tecnicamente como ECG, o exame proporcionado pelo aparelho, é feito para avaliar a atividade elétrica do coração, avaliando o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas. Em 18 meses 623 pacientes passaram pela avaliação.

O eletroencefalograma, teste que avalia a atividade elétrica do cérebro é o serviço mais recente. Em apenas quatro meses, já atendeu à 33 pacientes.

Para o fisioterapeuta Vanderlei Weber, gestor da Saúde de Piratuba, os dados revelam a significativa demanda por exames que normalmente eram feitos fora de domicílio e que agora estão disponíveis na Unidade Mista de Saúde: “Fazendo os exames aqui, estamos gerando economia para o município e mais comodidade para o paciente que é atendido pela livre demanda”, afirma.

A proposta para 2019 é de uma saúde ainda mais preventiva, com a expectativa de novos investimentos.

Ernoy Matiello

Outras Notícias

Capotamento no interior de Piratuba envolve veículo de Lacerdópolis

Um capotamento registrado hoje (17) em Linha Uruguai, Piratuba, envolveu um veículo com placa de Lacerdópolis. O Ford...

Educação tem encontro com estudantes e regras são definidas para o transporte acadêmico

No encontro desta quarta-feira (16), no auditório do Centreventos, vários pontos do transporte para estudantes unive...

Concórdia chega a nove focos do aedes em 2019

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmou hoje (17), mais um foco do mosquito aedes em Concórdia. Este é o n...

Família de Piratuba se envolve em acidente na SC-390

Uma família de Piratuba se envolveu em um acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira (17) na SC-390, entre Zort...