SC tem gasto de R$ 1 bilhão por ano para manter máquina pública em 105 cidades

Santa Catarina tem um gasto de mais de R$ 1 bilhão por ano para manter a máquina pública em funcionamento em 105 municípios de menos de 5 mil habitantes, emancipados após a Constituição de 1988. O cálculo é do Tribunal de Contas do Estado, com base em dados econômico-financeiros das prefeituras. O TCE-SC aponta que, se essas pequenas cidades não tivessem sido emancipadas, o valor poderia ser investido em outras áreas em vez da manutenção da máquina.

Saiba mais:

FECAM e TCE tratam de estudo sobre fusão de municípios catarinenses

Isto porque os municípios são comprometidos por despesas altas e receitas próprias baixas, o que os torna reféns das transferências do Estado e da União.
Apesar de o quadro ser de insustentabilidade econômica, o Tribunal de Contas justifica que não pretende propor a extinção ou fusão de municípios. O assunto foi discutido nesta quarta-feira, em reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A diretora de atividades especiais do tribunal, Monique Portella, garantiu que a intenção do órgão é promover um debate sobre o declínio financeiro das prefeituras. Uma discussão sobre fusão ou extinção de municípios, destacou, precisaria considerar aspectos culturais, sociais e políticos.
—O intuito do Tribunal de Contas em momento algum é sugerir extinção ou fusão de municípios. Esse estudo não prevê isso. Até porque ele não tem a profundidade necessária para isso. Na verdade, estamos fazendo um estudo econométrico embasado só no quesito econômico-financeiro. Não há motivo para pânico, é um momento de conversa — destacou.

SC tem 22 processos de emancipação em curso, diz presidente da Fecam
O prefeito de Tubarão e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Joares Ponticelli (PP), diz que a discussão é válida como forma de se buscar a redução de custos e aumento da receita das prefeituras, deixando a possibilidade de extinção ou fusão de municípios em segundo plano.

—A extinção ou fusão é o último item da pauta, de uma extensa pauta que precisa ser debatida. Mas o importante é a gente ter esses dados, porque isso engrossa a necessidade do debate de busca de sustentação para os municípios — defendeu Ponticelli na Alesc.

Segundo o presidente da Fecam, Santa Catarina ainda tem outros 22 processos de emancipação em curso por parte de localidades interessadas em ter independência como municípios próprios.

O estudo do TCE-SC, considera Ponticelli, pode ajudar a frear o movimento antecipacionista.
—No meu ponto de vista, isto não é do presidente da Fecam, mas do cidadão Joares Ponticelli, acho que nós não precisamos mais emancipar município nenhum — manifestou.

O ESTUDO

O estudo do Tribunal de Contas avaliou a viabilidade econômica e financeira das cidades catarinenses, com base em dados de 2013 a 2015, para estimar o custo da manutenção da máquina pública pelo Estado, com estrutura dos executivos e legislativos e pessoal, em decorrência das emancipações ocorridas após a Constituição Federal de 1988, sob a ótica da despesa.

A área técnica apontou, entre outras constatações, a fragilidade das receitas próprias dos municípios, especialmente daqueles com menos de 5 mil habitantes. O processo foi autuado em 2019 e está sob relatoria do conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi.
Fonte: Diário Catarinense
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...