
Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê
Tornado provoca devastação em Xanxerê
A passagem de um tornado sobre o perímetro urbano e parte da área rural do município de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (20) deixou um rastro de destruição.
De acordo com a Defesa Civil, moradores avistaram o funil de ventos avançando sobre casas no início da tarde, que logo em seguida ficaram completamente destruídas. O ginásio de esportes da cidade não suportou o vento forte e desabou.
Em pelo menos cinco bairros, centenas de casas foram danificadas, algumas completamente destruídas. O tornado provocou cortes nos serviços de telefonia, rádio e internet, além da energia elétrica.
Prédios com estrutura mais forte de concreto e aço também ficaram bastante danificados na região.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Chapecó e Concórdia foram deslocados para o município para atender as ocorrências e as vítimas. Muitas famílias perderam móveis e eletrodomésticos.
O relatório preliminar divulgado às 18 horas (Brasília) pela Defesa Civil informou que entre 40% e 50% do perímetro urbano foi destruído pelo tornado. O número de vítimas que sofreram ferimentos com escoriações e os desabamentos não foi informado.
Na estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município, a rajada máxima de vento chegou a 23,3 metros por segundo, o que equivale a 83,8 km/h. Ainda houve registro de 41,4 milímetros de precipitação.
Fonte: De olho no tempo