Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê

Tornado provoca devastação em Xanxerê

A passagem de um tornado sobre o perímetro urbano e parte da área rural do município de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (20) deixou um rastro de destruição.

De acordo com a Defesa Civil, moradores avistaram o funil de ventos avançando sobre casas no início da tarde, que logo em seguida ficaram completamente destruídas. O ginásio de esportes da cidade não suportou o vento forte e desabou.

Em pelo menos cinco bairros, centenas de casas foram danificadas, algumas completamente destruídas. O tornado provocou cortes nos serviços de telefonia, rádio e internet, além da energia elétrica.
Prédios com estrutura mais forte de concreto e aço também ficaram bastante danificados na região.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Chapecó e Concórdia foram deslocados para o município para atender as ocorrências e as vítimas. Muitas famílias perderam móveis e eletrodomésticos.

O relatório preliminar divulgado às 18 horas (Brasília) pela Defesa Civil informou que entre 40% e 50% do perímetro urbano foi destruído pelo tornado. O número de vítimas que sofreram ferimentos com escoriações e os desabamentos não foi informado.

Na estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município, a rajada máxima de vento chegou a 23,3 metros por segundo, o que equivale a 83,8 km/h. Ainda houve registro de 41,4 milímetros de precipitação.

Fonte: De olho no tempo

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...