Memória do Dr. Hugo Nicolau Riffel é imortalizada em exposição

Segue até o dia 31 deste mês na casa da memória em Piratuba a exposição que imortaliza a história do ícone piratubense, Dr. Hugo Nicolau Riffel. A mostra de seus importantes feitos coincide com a passagem do aniversário de Riffel, que se estivesse vivo, completaria 91 anos de idade.

Os visitantes podem estar transitando em horário de atendimento até a casa da memória localizada próximo a Câmara de Vereadores de Piratuba e conhecer um pouco da vida e história do piratubense que alcançou o reconhecimento no xadrez e no futebol. O trabalho em conjunto com a família é comandado por Clarice Riffel.

Hugo Nicolau Riffel foi um dos responsáveis para tornar o xadrez uma modalidade de maior acesso e entendimento por quem nunca praticou este esporte ou por quem manifestava esta vontade mas nunca recebeu uma oportunidade. Foi reconhecido, recebendo premiações regionais, nacionais e reconhecimento de todas as gerações.

A paixão não se estendia apenas ao xadrez. Na exposição, os visitantes poderão conferir a carteira de sócio do Figueirense e uma carta redigida pelo Grêmio em uma visita realizada. Estes foram os dois times que dividiram o coração de Dr. Hugo. Mas foi no Hercílio Luz que o piratubense esteve a frente do comando: treinou o clube catarinense entre 1975 a 1976. O conhecimento no xadrez e sua tática 5X5 foram conhecidas pelos maiores treinadores do Brasil. Exemplares de suas obras foram enviados para embaixadas e clubes de futebol, ao qual é evidenciado em uma foto, onde o piratubense está ao lado do técnico Levir Culpi. No ano passado, uma remasterização de seu livro "Futebol, arte e ciência" foi realizado em parceria com a Gráfica Heckler.

Na exposição também podem ser encontrados o terno devidamente conservado e sua calça usados na formatura no curso de farmácia. Em 1952 Dr Hugo se formou em filosofia e no mesmo ano também recebeu o certificado do curso de inglês, avalizado pelo Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano. Os certificados e cadernos podem ser também visualizados em extremo estado de conservação na casa da memória. Dentre estes e outros itens da sua coleção cuidada com muito carinho, um quadro de José Peri está em destaque.

De acordo com a família, a exposição traz aos piratubenses apenas um pouco do que foi a trajetória do Dr. Hugo Nicolau Riffel. Emocionados, recordam que neste mês, a personalidade completaria 91 anos de idade, um marco que deve sempre ser lembrado.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Fotos

Outras Notícias

Sine tem quase 1,7 mil vagas de emprego disponíveis em SC

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina está com 1.683 mil vagas de emprego disponíveis no estado. A região O...

Reunião da Secretaria de Turismo define calendário oficial de eventos em Piratuba

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (20), nas dependências do Centro de Informações Turísticas – (CIT), ...

Bateria do Hotel Rouxinol leva a corrida de garçons 2019

Para comemorar a passagem de mais um dia do garçom, foi realizado a décima edição da corrida dos garçons. A competiçã...

Com redução de até 9,77%, tarifa da Celesc passa a ser a segunda menor da país

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 20, o valor do reajuste a ser aplicado nas...