Última unidade do Fusca, atualmente chamado só de Beetle, sai da fábrica de Puebla, no México — Foto: Divulgação

Volkswagen encerra produção mundial do Fusca

A Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do Fusca (agora chamado apenas de Beetle) nesta quarta-feira (10), em sua fábrica em Puebla, no México. A marca divulgou por volta das 14h20 (horário de Brasília) a imagem da última unidade, com uma decoração com a frase "Obrigada, Fusca".

É o fim da estrada para um nome que simbolizou muitas coisas ao longo de uma história que abrange oito décadas desde 1935. A medida já tinha sido anunciada no ano passado, quando a Volks lançou a Beetle Final Edition. De acordo com a marca, não há planos para um substituto do Fusca nos próximos anos pelo foco da marca em modelos familiares nos EUA.

Fusca no Brasil
Há 60 anos, em 3 de janeiro de 1959, saíam da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) as primeiras unidades do Fusca nacional. Naquela época, ele era conhecido pelo nome de Sedan.

Durante as décadas seguintes, a Volkswagen produziria ainda outros 3,3 milhões exemplares de um dos carros mais emblemáticos do país, carinhosamente chamado também de Besouro.

O Fusca foi o primeiro grande sucesso da indústria automotiva brasileira e manteve o posto de mais vendido por décadas, a partir do ano de lançamento.

Curiosamente, a produção começou antes mesmo de a fábrica ser inaugurada oficialmente, fato que aconteceria somente em novembro daquele ano, quando o presidente Juscelino Kubitschek desfilou em um Fusca conversível pelos corredores do local.

Na época, 54% dos componentes do Fusca eram produzidos no Brasil - índice que cresceu com o passar dos anos. O tempo também ajudou o pequeno carro a ganhar melhorias.

G1

Outras Notícias

Meditação não acalma todo mundo, diz estudo

Um dos maiores estereótipos de se fazer coisas relaxantes — como meditação — pode causar desconforto em algumas pesso...

Sem alarde, mas seu cérebro está encolhendo

Embora evolução leve milhares, às vezes milhões de anos, algumas alterações nas espécies podem ser observadas em pouc...

Passa de 200 o número de mortos em ataques a bomba no Sri Lanka

O balanço de vítimas dos oito atentados cometidos no Sri Lanka neste domingo (21) contabiliza 207 mortos e 450 ferido...

Cientistas extraem sangue líquido de cavalo de 42 mil anos de idade encontrado congelado na Sibéria

Os cientistas da região de Iakutsk, na Sibéria, conseguiram extrair amostras de sangue líquido de um potro de 42 mil ...