Grupo de empresários de Piratuba sugere mudanças no Plano Diretor

Um grupo de empresários de Piratuba está trabalhando para propor mudanças no novo Plano Diretor do município que está sendo elaborado pela Prefeitura de Piratuba. Os empresários já realizaram duas reuniões em agosto na sede da Construtora Velho Casarão, com o objetivo de definir uma proposta, que será apresentada ao Executivo. Autoridades foram convidadas, mas não compareceram.

Eles relatam preocupação com alguns apontamentos do estudo técnico que está sendo elaborado pelo Consórcio CIMCatarina, responsável pelo projeto, e discutido nas audiências públicas. As principais reivindicações referem-se ao aumento do número de pavimentos dos edifícios, a importância da verticalização e expansão da cidade, e a utilização de condomínios residenciais.
Para o empresário Carlos Nédio da Silva essa é a hora de fazer as mudanças para a modernização da cidade. “A verticalização da cidade é necessária, bem como, o aumento de pavimentos nos edifícios. No caso da Avenida 18 de Fevereiro, hoje o plano permite sete pavimentos e a proposta do poder público é que permaneça assim. Nós sugerimos que o número passe para 12, o que seria comercialmente mais viável e adequado para nossa realidade”, explicou.

O aumento do perímetro urbano é outra reivindicação unânime do grupo de empresários. “Teríamos que ampliar a área do perímetro urbano para oferecer mais espaço para as construções. Nossa ideia é que esse novo traçado comece na Linha Serraria, contornando para a região do Alto Gramado, chegando até o Pinheiro em Arroio Bonito, unindo o Acesso Sul. Dessa forma, conseguimos também contemplar os condomínios residenciais, uma novidade que aquece o mercado imobiliário, gerando muitos negócios”, detalhou.

Ainda de acordo com o grupo de empresários, a empresa que faz o estudo técnico não demonstrou interesse na questão do aumento do número de pavimentos e na expansão urbana. “Nós sabemos que um estudo técnico está sendo desenvolvido pela empresa responsável pela reformulação do Plano Diretor, mas nós conhecemos a realidade de Piratuba, as possibilidades de negócios. Precisamos desenvolver uma economia global, em que todos ganhem, construção civil, comércio, hotéis e todos os piratubenses. O Plano Diretor precisa incentivar o crescimento e não frear, como parece que está acontecendo”, argumenta Nédio.

Os empresários, que já participaram de algumas audiências, procuraram as autoridades municipais, prefeito e presidente da Câmara, para rediscutir essas questões apontadas. “Marcamos uma reunião no dia 19, protocolamos ofícios solicitando a presença das autoridades, mas ninguém compareceu. Nossa luta continua. Sabemos o que é melhor para o povo piratubense e vamos em busca dessas mudanças”, finalizou Nédio.

O que diz a CIMCATARINA:

O Jornal Comunidade fez contato com diretor de Gestão de Desenvolvimento Regional, Gustavo Marcondes, solicitando respostas sobre algumas questões levantadas pelo grupo de empresários. Ele disse que passaria as questões para a equipe de trabalho. Até o fechamento desta edição, na terça-feira ao meio dia, o Jornal não recebeu nenhuma nota.

O que diz a Prefeitura:

A Prefeitura de Piratuba entende como positivo o interesse de setores da construção civil do município, buscarem articulação sobre suas demandas em reuniões privadas. Reitera, no entanto, que o espaço democrático e pluralista para os avanços no campo das ideias que concorrem para instrumentalização do Plano Diretor de Piratuba, são as Audiências Públicas, as quais cumprem os ritos oficiais previstos em lei, paritários a todos os municípios brasileiros.

Geferson Schreiner - Jornal Comunidade

Outras Notícias

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...