Santa Catarina aumenta fiscalização em veículos para manter rebanhos livres da peste suína

Maior produtor de suínos do Brasil, Santa Catarina reforça os cuidados para manter seus rebanhos livre da peste suína clássica. Na última semana, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural publicou uma Portaria reforçando os controles em veículos que entram no estado.

A medida é necessária porque a região Nordeste registra focos da peste suína clássica em três estados: Piauí, Alagoas e Ceará.

Segundo a Portaria SAR 62/2019, veículos que vierem do Nordeste transportando animais, produtos e subprodutos de origem animal devem obrigatoriamente parar nas barreiras sanitárias da Cidasc para que o veículo passe por procedimento de desinfecção. Isso vale também para os veículos que não estiverem carregados.

Os veículos transportadores de animais, produtos e subprodutos de origem animal que estiverem sujos não poderão entrar em Santa Catarina. Além disso, para quem for transportar animais para fora do estado, é obrigatório o registro da placa do veículo nas Guias de Trânsito Animal (GTA).

Segundo equipe técnica da Cidasc, a Portaria foi elaborada após estudos sobre a movimentação de animais com destino à região Nordeste e o fluxo de veículos que transitam em áreas não livres de peste suína clássica.

Fonte: SC.GOV.
A.M

Outras Notícias

Bancos enviam hoje informações para o Cadastro Positivo

Os principais bancos do país e aproximadamente 100 instituições financeiras começam a compartilhar, a partir desta s...

Reforma trabalhista gerou só 114 mil vagas intermitentes em 2 anos

Aposta do governo Michel Temer contra o desemprego, o projeto de reforma trabalhista completa dois anos nesta segund...

Moto é o único bem que pobres têm mais que o restante dos brasileiros

A Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografi...

Piratuba e Ipira estariam fora da ideia de fusão com outras cidades, propostas pelo Governo Federal

O Governo Federal enviou ontem (05) uma série de medidas econômicas, que serão agora votadas no Senado e na Câmara do...