Firjan aponta situação financeira de Piratuba e Ipira

A Federação de Indústrias do Rio de Janeiro - Firjan, divulgou na sexta-feira, dia 31, um estudo de avaliação de 5.337 cidades do país, tendo por base o ano de 2018. A pesquisa analisou os indicadores de autonomia, gastos com o pessoal, liquidez e capacidade de investimento.

As conclusões do estudo mostram que mais de 73% dos municípios brasileiros encontram-se em situação fiscal crítica ou difícil. Muitas cidades não conseguem se manter com os impostos arrecadados do município. Já os gastos com pessoal, os funcionários, dispararam. Recursos para investimentos quase não sobram e o orçamento para os próximos anos está comprometido.
Jonathas Goulart, gerente de estudos da Firjan, aponta que o modelo federalista do país não funciona. "Percebemos que 1.856 municípios não se sustentam, ou seja, não tem receita local para cobrir os gastos com a prefeitura e câmara de vereadores. Três em cada quatro municípios apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. Os casos de maior distorção encontram-se no nordeste e norte do país ", revela.

Situação de Piratuba e Ipira:

De acordo com o índice geral, Piratuba, apesar de bater recordes de arrecadação de impostos (a previsão para 2019 é que ultrapasse R$ 34 milhões) apresenta o pior desempenho. Ipira aparece na 1.451ª posição nacional e 201ª na Estadual. E Piratuba, na 1.557ª posição nacional e na 210ª Estadual. A média nacional do IFGF é de 0,4555 pontos. Ipira soma 0,5951 pontos e Piratuba 0,5839 pontos.

Dos quatro municípios, Piratuba apresenta dificuldade no índice de gastos com pessoal e situação crítica em investimentos, com menos da metade dos pontos possíveis. Já em autonomia, com elevada arrecadação tributária originada principalmente da Usina Machadinho, ultrapassa o índice máximo da pesquisa, por isso, apresenta uma boa gestão em liquidez, ou seja, em honrar seus compromissos.

IFGF-PIRA-01

EVOLU-O-ANUAL-PIRA-02

Já Ipira, apresenta situação crítica com gastos com pessoal e dificuldades no índice de investimentos, porém, ficando acima da média estipulada. Possui boa gestão em autonomia e liquidez.

IFGF-IPI-01

EVOLU-O-ANUAL-IPI-02

Jornal Comunidade

Outras Notícias

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...