Cyber Monday: varejo mantém ofertas para escoar estoques da Black Friday

Quem não conseguiu aproveitar a Black Friday, na última sexta-feira (dia 29), ainda tem chances de conseguir os descontos da Cyber Monday, que acontece hoje. A campanha, originalmente lançada nos Estados Unidos, tem o objetivo de estimular o consumo nas lojas on-line, com foco nos eletrônicos. Este ano, o consumidor encontra descontos que podem passar de 75% em itens como smartphones, computadores e televisões, além de outros artigos tecnológicos.

Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, acredita que campanhas como essas têm sido cada vez mais bem-sucedidas no Brasil e já começam a fazer parte da cultura dos consumidores brasileiros.

— A Black Friday começou com o objetivo de antecipar as compras de Natal, mas cada vez mais vemos que as pessoas se planejam para comprar nessa época, analisando preços e pesquisando. E, com a Cyber Monday isso também tem começado a acontecer — afirmou.

Para Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Cyber Monday é uma boa oportunidade para o comércio escoar os estoques.

— Muitos dos eletroeletrônicos ganham novas linhas no início do ano. Então, essa liquidação é uma boa forma de acabar com os estoques que ainda restaram da Black Friday — analisou Bentes, que sugere aos consumidores que não deixem as compras para o fim do dia, caso pretendam comprar um produto de modelo específico:

— Se o consumidor procura um celular de qualquer modelo, pode aguardar até o fim da campanha para ver se os preços vão baixar, já que o varejo quer acabar com os estoques. No entanto, se está de olho em um produto específico, é melhor comprar o quanto antes, se estiver com um bom preço, para não correr o risco de se esgotar.

Algumas varejistas anunciaram que vão ampliar a Cyber Monday para o resto da semana, ampliando a variedade de produtos oferecidos para setores que vão além dos eletrônicos, como vestuário e decoração.

O economista Fabio Bentes recomenda, porém, que, apesar dos preços baixos, os consumidores evitam se endividar com as compras.

— Caso o consumidor opte pelo parcelamento no cartão de crédito, por exemplo, é importante calcular se o valor das parcelas mensais cabe no orçamento, para não prejudicar as contas dos próximos meses — avaliou.

Atenção ao estado do produto
Juliana Moya, especialista em Relações Institucionais da Proteste, recomenda que o consumidor preste atenção ao estado do produto comprado na Cyber Monday: “Muitas vezes são produtos de mostruário ou que possuem algum tipo de defeito que não altera o funcionamento do aparelho, mas que precisa ser avisado ao consumidor no momento da compra. Caso a pessoa perceba que o aparelho está danificado depois de efetuar o pagamento, mas não foi avisada sobre esse problema, pode pedir a troca”.

Assim como nas demais épocas do ano, durante a Cyber Monday os consumidores têm direito ao arrependimento, no prazo de sete dias. Se nesse período a pessoa desistir da compra, a loja é obrigada a receber o produto de volta e devolver o dinheiro.

Caso um aparelho eletrônico apresente defeitos dentro de 90 dias, a loja é obrigada a efetuar a reparação. Se depois de 30 dias a loja não tiver consertado o produto, o consumidor tem o direito de efetuar a troca, receber um crédito na loja ou ainda ter o dinheiro de volta. “A escolha é do consumidor”, afirmou Juliana.

Também é importante verificar se o preço dos produtos realmente está mais baixo do que antes. Caso identifique uma falsa promoção, o consumidor pode fazer uma reclamação aos órgãos de defesa do consumidor. O Procon-SP identificou que 25,83% das reclamações na Black Friday deste ano foram relativas a maquiagem de preços. O principal motivo de queixa no órgão foi a mudança de preço do produto ao finalizar a compra, com 32 registros (26,67% do total).

Antes de efetuar o pagamento de uma compra virtual, é importante que o consumidor verifique qual o valor cobrado pelo frete. Algumas lojas oferecem entrega grátis como parte das ofertas da Cyber Monday, mas há casos em que o valor do transporte supera até o preço do produto.

Assim como na Black Friday, é preciso prestar atenção e desconfiar quando a oferta parecer boa demais. A recomendação é nunca clicar em links enviados pelo WhatsApp e checar a reputação dos sites em que o consumidor vai fazer a compra.

Os pedimos só são enviados quando o pagamento é confirmado. E, como a chance de um produto se esgotar é grande, o consumidor que paga por boleto pode acabar ficando sem o item desejado.

Extra Globo

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...