Piratuba inicia comemorações do Kerb com recepção de grupos com evento ao ar livre

oi ao som da Banda Municipal, no ritmo das bandinhas com a distribuição de chopp, que a festa começou. É tempo de Kerb em Piratuba! Está no ar a 106ª edição do evento germânico mais animado da Capital Turística do Alto Uruguai Catarinense. E a recepção de turistas e visitantes foi em alto estilo, com muita alegria e diversos convidados que se reuniram na Praça do Ferroviário para a confraternização.

O ato que contou com a presença do prefeito em exercício, Evando Antônio de Azeredo, além de secretários municipais e autoridades locais, se tornou tradição durante as comemorações germânicas.

A abertura oficial do 106º Kerb de Piratuba, acontece logo mais às 21:30, que é quando um trio de belas jovens piratubenses desfilam no Centreventos, no concurso de escolha da Rainha e Princesas da edição 2020 do evento.

O trio é formado por Gabrielly Letícia Andreolla, de 17 anos de idade, que representa a Companhia Hidromineral de Piratuba, Marshely Vitória Bertolla Biavatti, de 19 anos, que concorre pela Associação de Hotéis de Piratuba – (AHP) e Micheli Fernanda Minks, de 17 anos, que é a representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - (IECLB).

Após o concurso de Soberanas, a noite segue animada com a Sangria do 1º Barril de Chopp e a execução da tradicional Dança Polonese, contando ainda com o baile animado pela Orquestra La Montanara, da região de Teutônia, RS.

As comemorações de origem germânica, que marcam o aniversário de fundação da IECLB, são organizadas pela Comunidade Evangélica em parceria com a Prefeitura de Piratuba, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, Associação de Hotéis, Associação Atlética Rio Peixense, entre outras instituições e colaboradores associados.

A 106ª edição do Kerb de Piratuba, segue até o sábado, dia 18, com o tradicional baile de encerramento no Centreventos, com a Banda Cosmos Express.

A origem do Kerb:

A palavra não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja). Mais curioso é que a festividade apresenta duas linhas históricas das quais acredita-se que a tradição tenha surgido:

Uma delas aponta as antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.

A outra, possivelmente a mais aceita pelas comunidades alemãs no Brasil, trata a festividade como a celebração de uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de apuro à bordo do navio Cecília, o qual se aproximava da costa brasileira.

Os precursores da festa, seriam imigrantes, vindos da região do Hunsrück e Vale do Reno na Alemanha. Relatos apontam a colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no RS, como a idealizadora da primeira confraternização em setembro de 1828, comemorando o dia de São Miguel.

Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale do Sinos e Caí, no RS. A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento, que marca o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Na década de 1970 a comemoração tornou-se um atrativo turístico, substituindo a data original do inverno, pela temporada de verão. A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades é a igreja católica a realizadora dos festejos.

Confira a programação do Kerb 2020

10/01/20 – SEXTA-FEIRA

11h – Recepção aos Turistas na Praça do Ferroviário
18h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
20h – Culto de abertura na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
21h30min – Escolha da Rainha e Princesas do Kerb 2020 – Centro de Eventos
22h30min – Sangria do 1º Barril de Chopp e início do Baile com a Tradicional Dança Polonese com animação da Orquestra La Montanara – Centro de Eventos


11/01/20 – SÁBADO

8h30min – Encontro de ex- atletas e ex-dirigentes da AARP com almoço
11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis
18h – Desfile de carros alegóricos pela Av. 18 de Fevereiro, saindo da Praça do Ferroviário até o Parque Termal
18h30min – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
22h – Baile com a Banda Silver Som e os Montanari – Centro de Eventos

12/01/20 – DOMINGO

11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis
12h – Almoço da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana e OASE seguido do Kerb Infantil
18h – Retreta com atrações musicais e competições esportivas alusivas ao Kerb– Rua dos Hotéis
22h – Baile com animação Super Banda K’necus – Centro de Eventos

13/01/20 – SEGUNDA-FEIRA

18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

14/01/20 – TERÇA-FEIRA

14h – Kerb dos Idosos com animação da Banda Horizonte – Centro de Eventos
21h – Show ao Ar Livre – Praça do Ferroviário

15/01/20 – QUARTA-FEIRA

18h – Desfile das origens do Kerb (Saída em frente ao Posto Ipiranga até a Rua dos Hotéis)
18h30min – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

16/01/20 – QUINTA-FEIRA

18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

17/01/20 – SEXTA-FEIRA

11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis
18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis

18/01/20 – SÁBADO

11h30min – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis
18h – Desfile das origens do Kerb (Saída em frente ao Posto Ipiranga até a Rua dos Hotéis)
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
23h – Baile com animação da Banda Cosmos Express – Centro de Eventos

Ernoy Mattiello

Outras Notícias

Estado confirma 43.031 casos e 497 mortes por Covid-19

O Governo do Estado informou que há um total de 43.031 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 34.473 s...

Comitê para retomada das aulas presenciais apresenta novos encaminhamentos e ferramenta de gestão

O comitê estratégico para retomada das aulas presenciais em Santa Catarina, formado por 15 instituições, teve mais um...

MEDIDAS PROTETIVAS DA BRF AMPLIAM FROTA DE TRANSPORTE FRETADO DE COLABORADORES

Para assegurar as ações protetivas contra a Covid-19, a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, amplio...

Cidade faz operação em recuperação de trecho urbano em Piratuba

Equipes da Secretaria de Cidade, deflagraram na tarde desta sexta-feira (10), uma operação que deve frear o surgiment...