UHM se pronuncia sobre situação dos reservatórios

Nos últimos meses, a bacia do rio Uruguai, assim como toda região sul do país, vem passando por uma estiagem severa, o que impacta na quantidade de água disponível para a geração contínua nas usinas hidrelétricas em geral.

Como forma de preservar o volume de água armazenada nos reservatórios das usinas da bacia, o Operador Nacional do Sistema – ONS, vem programando uma série de operações especiais de controle, durante os fins de semana e feriados, quando o consumo de energia é menor. Essa operação também visa aumentar a transferência de energia de outras regiões para a região sul e assim garantir o suprimento de energia elétrica, enquanto preserva os estoques de água para o caso de eventual contingência.

A Usina de Passo Fundo, localizada no Rio Passo Fundo, em Entre Rios do Sul (RS), está gerando conforme programação e demanda do ONS. Seu reservatório está com cerca de 28% de volume útil. Ontem, dia 11 de março, a geração estava zerada em virtude da estratégia do ONS para maximizar a transferência de energia da região Sudeste para a região Sul, além de manter o armazenamento da Usina Hidrelétrica Passo Fundo em virtude da baixos volumes de chuva na bacia do Rio Passo Fundo.

Já a Usina Hidrelétrica Machadinho, localizada no rio Pelotas, no município de Piratuba (SC). está com 2,68% de capacidade de seu reservatório, gerando energia conforme a programação do ONS, mas também poderá ter sua geração interrompida conforme estratégia do órgão.

O reservatório da Usina de Itá, localizada no rio Uruguai, no município de Aratiba, está com 81% da sua capacidade e a Usina está gerando normalmente conforme programação do ONS.

Sobre a ENGIE

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.300 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2018 um faturamento de R$ 9.3 bilhões.

O Grupo é uma referência global em energia e serviços de baixo carbono. Para fazer frente às mudanças climáticas. Para fazer frente às mudanças climáticas, a ambição da ENGIE é se tornar líder global da transição para uma economia de baixo carbono para os clientes, em particular empresas e autoridades locais. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas turnkey “as a service”. Com seus 160.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo é uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso harmonioso.

Receita em 2018: 60,6 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Ana Paula Roncaglio Spudeit
Assessora de Imprensa

Outras Notícias

Piratuba FM divulga os ganhadores do terceiro sorteio da Compra Premiada – 2025

A Rádio Piratuba FM realizou o terceiro sorteio da compra premiada, edição 2025. Os clientes que compram em qualquer ...

Prefeitura de Ipira inaugura pavimentação do Loteamento Galvão

A Prefeitura de Ipira inaugurou, na quarta-feira, 30, a pavimentação asfáltica do Loteamento Galvão. O ato integra as...

Prefeitura deve realizar inauguração da Rua Coberta no dia 08 deste mês

A Prefeitura de Piratuba deve realizar, no dia 08 de agosto, a inauguração da Rua Coberta. A programação ainda nã...

Ana Carolina Dutra dos Santos vai representar Piratuba no Supranational Santa Catarina de 2025

Aconteceu na noite da quarta-feira, 30, a coroação da Miss Piratuba Ana Carolina Dutra dos Santos. Ela vai representa...