Decreto do Poder Executivo preserva serviços essenciais e meio-essenciais em Piratuba

A Prefeitura de Piratuba, acatou integralmente as recomendações do Governo do Estado e decidiu em reunião, descontinuar o atendimento ao público, com exceção de serviços vitais em setores estratégicos, que passam a valer neste período de confinamento domiciliar.

Segundo informações da administração, a Secretaria de Turismo e Eventos, o setor que funciona no Centreventos Piratuba, encontra-se fechado, com atividades de planejamento sendo executada pelos servidores em modo domiciliar. O mesmo princípio foi adotado pela Secretaria de Educação que orientou servidores e gestores, além de docentes à manterem-se em casa em isolamento.

Já a Secretaria de Administração e Finanças, reuniu os servidores no fim da tarde desta quarta-feira (18), para orientar as atividades que são contingenciadas, com atuação home office e comparecimento ao setor apenas para atividades de contabilidade, operações de pagamento à fornecedores e lançamentos de dados de folha de pagamento.

A Secretaria de Cidade informou que irá atuar em apenas duas situações: Uma delas com a manutenção de serviços essenciais de preservação dos canteiros públicos, com irrigação de plantas que deve acontecer de dois em dois dias. A outra circunstância é em caso de acionamento pela defesa Civil mediante algum fato que exija uma ação extraordinária.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Rural também funciona com estrutura mínima para serviços meio essenciais como é o caso do fornecimento de água para propriedades rurais e em caso de alguma ocorrência que envolva a necessidade de operacionalização de maquinários e efetivo humano emergencial.

Outro setor estratégico que paralisou atividades foi a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que deve dar continuidade momentânea apenas ao atendimento de serviços de silagem, já que em plena safra de plantas forrageiras, a prestação do serviço é vital para garantir alimento aos animais ao longo do ano.

Considerada estratégica, A Secretaria de Saúde, é a única estrutura com serviços abertos ao público, atendendo apenas à urgências e emergências, com restrições para procedimentos eletivos. Uma ação integrada entre as cidades de Piratuba e Ipira, optou pela transferência dos atendimentos de urgência e emergência para o Hospital Beneficente. Assim casos de suspeita de contaminação pelo coronavírus devem procurar a unidade hospitalar. O setor deve paralisar Tratamento Fora de Domicílio por 30 dias à partir da próxima segunda-feira (23).

Até a próxima quinta-feira (26), órgãos públicos ligados ao Poder Executivo permanecerão fechados. A medida abrange inclusive o Conselho Tutelar, que atuará em casos extremos por meio do serviço de plantão home office. O telefone de contato é o (49) 999 64 00 82 .

O Poder Legislativo de Piratuba também já se manifestou quanto à situação de pandemia e divulgou nesta quinta-feira (19), decreto acatando as deliberações do Governo do Estado e instauração de quarentena por sete dias em todo município de Piratuba, decretado pelo Poder Executivo local.

O prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), acredita que embora a situação vivida pelo município de Piratuba e as demais cidades brasileiras, sejam de extrema delicadeza social e inspire cuidados, com a força e cooperação de todos, a segurança de uma vida saudável e o convívio em comunidade em breve será restabelecido.

O Comitê de Ações Integradas entre as cidades de Piratuba e Ipira, disponibilizou linhas exclusivas de atendimento para sintomas do coronavírus. Os contatos em caso de dúvidas ligue: (49) 3558 0487 e (49) 9 8423 52 98 .

Ernoy Mattiello

Outras Notícias

Igreja Assembleia de Deus realizou trabalho de prevenção ao suicídio

A Igreja Assembleia de Deus promoveu no sábado, 26 de setembro, ação que lembrou o mês de prevenção ao suicídio. O pe...

Bombeiros atendem princípio de incêndio em quarto de hotel em Piratuba

Um princípio de incêndio aconteceu em um dos quartos de um hotel localizado na Rua 13 de Março, balneário, em Piratub...

Piloto de Piratuba fica entre os melhores da Copa Troller em Sorocaba

As competições de rally estão sendo realizadas novamente no Brasil, mas com novos procedimentos de segurança. Além d...

BRF ABRE 500 VAGAS DE TRABALHO EM SC E REFORÇA MEDIDAS PROTETIVAS PARA CONTRATAÇÃO

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF abriu um processo de recrutamento para as plantas de Capinzal...