Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Estado está entre os 10 mais transparentes sobre dados e compras relativas à Covid-19

Um levantamento realizado entre os portais de informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Brasil, promovido pela organização Transparência Internacional, coloca Santa Catarina em oitava posição entre os estados mais transparentes do país. A pontuação catarinense, numa escala de 0 a 100 pontos, ficou em 67, nível considerado bom pelo site.

Os dados foram levantados entre os dias 12 e 19 de maio, em todos os portais online dos estados brasileiros. Foram levadas em consideração informações sobre contratações emergenciais para controlar a epidemia. O ranking está disponível em transparenciainternacional.org.br.

"A transparência, que é uma das bandeiras do nosso Governo, também está destacada durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19", destaca o governador Carlos Moisés.

Portal em SC traz dados abertos

Desde abril, o governo catarinense disponibiliza o acesso a informações sobre enfrentamento ao novo coronavírus pelo portal www.coronavirus.sc.gov.br. Por meio desta plataforma, é possível encontrar informações sobre compras e gastos públicos de insumos para enfrentamento, controle da propagação da doença em território catarinense até dados sobre ocupações de leitos hospitalares.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva, o portal está em constante atualização e ampliação do universo das informações disponibilizadas. “A publicação dos dados ocorre mediante ações da Secretaria da Administração, em conjunto com várias secretarias, por meio do Portal de Dados Abertos e da Transparência”.

“O resultado é um grande salto dado pelo Estado no ranking nacional. Atualmente, no quesito transparência pública, somos avaliados por duas entidades da sociedade civil. Enquanto a Transparência Internacional – Brasil avalia informações sobre contratações emergenciais, a Open Knowlegde Brasil enfatiza questões relacionadas à qualidade dos dados e informações sobre a pandemia. Isso evidencia a natureza intersetorial da transparência e traz luz ao desafio de estabelecer uma dinâmica de trabalho em rede, de forma colaborativa entre os vários entes públicos envolvidos com o aprimoramento da transparência em nosso Estado”, explica o gerente de Transparência e Dados Abertos da Controladoria-Geral do Estado, Maurício Lyrio.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Governo catarinense vem aprimorando as ferramentas de acesso à transparência pública sobre o tema. Com a criação do portal www.coronavírus.sc.gov.br todas as informações são concentradas num único site. “O trabalho é desenvolvido em conjunto com profissionais das secretarias da Saúde, Executiva de Comunicação, Controladoria-Geral e Administração, com os voluntários da Social Good Brasil e Ciasc, seguindo as recomendações da Open Knowledge Fundation Brasil”, afirma o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.


Krislei Oechsler

Outras Notícias

Saúde atende pacientes diabéticos e hipertensos

Nesta semana um grupo de cerca de 60 pacientes que residem na rua Boa Vista, rua Leoberto Leal e rua das Flores, regi...

Deputados derrubam veto do governador Moisés que impedia Badesc de financiar pequenas empresas e MEIs

Os deputados derrubaram, durante sessão realizada na quarta, 20, o veto do governador Carlos Moisés (PSL) que na prát...

Governador participa de reunião com o presidente Jair Bolsonaro sobre auxílio a estados e municípios

O governador Carlos Moisés participou de uma videoconferência com os presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câm...

Projeto isenta impostos de entidades sem fins lucrativos no período da pandemia

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) apresentou um projeto para suspender o recolhimento de impostos ...