Deputados derrubam veto do governador Moisés que impedia Badesc de financiar pequenas empresas e MEIs

Os deputados derrubaram, durante sessão realizada na quarta, 20, o veto do governador Carlos Moisés (PSL) que na prática impedia o Badesc - Agência de Fomento de Santa Catarina S.A. - de direcionar os recursos totais deste ano, para financiar as micro e pequenas empresas, os microempreendedores individuais e dos empreendimentos de economia solidária.

Para que a canetada da Casa da Agronômica fosse anulada, os deputados aprovaram relatoria do parlamentar João Amin (Progressistas) que recomendava a admissibilidade do PL 053/2020 que foi aprovado tanto por aqueles da base governista, quanto aqueles chamados de oposição. Amin citou que a proposta era de caráter emergencial e prevista para durar até dezembro deste ano.

Para atender as firmas no período de crise uma linha de crédito chamada de "linha Badesc Emergencial" havia sido criada, porém, até o encerramento desta reportagem, não poderia mais ser contratada, pois segundo a agência "os recursos destinados à linha Badesc Emergencial, com subsídio do Governo de SC, foram esgotados em virtude do grande volume de solicitações".

Com o PL em vigor, o Badesc terá que direcionar seu caixa para auxiliar as firmas de pequeno porte, em grande parte, formada por membros da própria família, que respondem por grande parte da economia catarinense. O governador Moisés havia se baseado em uma recomendação do Badesc, dizendo que os deputados não poderiam interferir em empresas com sociedade de economia mista.

Entenda o projeto

O PL 0053/2020 de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) foi um dos diversos textos apreciados e aprovados pela Alesc para o enfrentamento econômico na pandemia da COVID-19. Aprovado por unanimidade durante sessão virtual, o Badesc deveria colocar toda a sua linha de crédito prevista para este ano, no auxílio das micro e pequenas empresas, com carência de pagamento de 12 parcelas, podendo ser o valor parcelado em 24x iguais e sem juros.

Uma emenda, proposta por diversos deputados estaduais, também garantia a ajuda de financiamento para os Microempreendedores Individuais e as empresas com Economia Solidária, possibilitando ainda o prorrogamento em até 120 dias, de parcela dos financiamentos tomados pelos municípios e das empresas que optem pelo Simples Nacional junto ao Badesc.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Casa Lar Pequeno Príncipe completa 16 anos de atuação social

A Casa Lar Pequeno Príncipe completa 16 anos com a missão de servir de amparo para crianças e adolescentes em situaçã...

Polícia Militar de Capinzal oferece duas vagas para agente administrativo temporário

A Polícia Militar de Capinzal está com inscrições abertas para o preenchimento de duas vagas de agente temporário adm...

Governo de SC distribui mais 3 mil aparelhos de ar-condicionado para as escolas estaduais

Os novos aparelhos de ar-condicionado adquiridos para as escolas estaduais pelo Governo do Estado, por meio da Secret...

Trabalhador sofre queda em obra na Avenida 18 de Fevereiro, em Piratuba

Um trabalhador de 24 anos caiu de uma altura aproximada de dois metros enquanto atuava em uma obra localizada na Aven...