Foto: Rádio Aliança

BRF afirma que menos de 1% dos resultados dos testes em colaborares da planta de Concórdia deram positivo para a COVID-19

A Brasil Foods - BRF - afirma que menos de 1% dos trabalhadores submetidos na testagem em massa foram positivados para o novo coronavírus. A firma emitiu nota, explicando a situação das unidades de Concórdia em Santa Catarina e Lageado no Rio Grande do Sul.

Dos 5.325 testados em Concórdia, 46 foram confirmados. Em Lageado, por exemplo, dos 2.759 testados, 89 receberam resultado positivo. No planta do oeste catarinense, 50 testes ainda aguardam resultado final. Todos os colaboradores com a COVID-19 já estão afastados, sem risco de transmissão aos demais colegas de trabalho.

A BRF esclarece que o tipo de teste em massa adotado é o do tipo RT-PCR, que faz a detecção do vírus diretamente na secreção respiratória do paciente. Segundo a empresa, regras como o distanciamento social, afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco e medição de temperatura são ações que já estavam sendo adotadas, entre as várias já comentadas pela agroindústria.

Confira a nota completa:

TESTAGEM EM MASSA APRESENTA MENOS DE 1% DE RESULTADOS POSITIVOS PARA COVID NA BRF EM CONCÓRDIA

A testagem em massa dos colaboradores das unidades da BRF em Concórdia (SC) e em Lajeado (RS) apontou presença do vírus em menos de 1% dos trabalhadores na planta catarinense (0,86%) e em 3,23% na gaúcha, após resultados do exame específico de Covid-19, o RT-PCR. Dos 5.325 testados em Concórdia, 46 foram confirmados positivos pelo RT-PCR até o momento. Dos 2.759 testados em Lajeado, 89. Em ambas as unidades, os profissionais com diagnóstico positivo para Covid-19 já estavam afastados de maneira preventiva e seguem monitorados. Confrontado com os resultados de testes rápidos inicialmente aplicados, e que detectam também outros tipos de doenças respiratórias, o RT-PCR aponta uma queda entre 82% e 90% no número de positivos.

Pequenas variações no número final de Concórdia podem ocorrer no percentual, porque ainda se espera o resultado de cerca de 50 testes de RT-PCR, mas em ambas as unidades, quando levados ao exame RT-PCR, referência internacional para o controle da pandemia e protocolo da Anvisa, 8 em cada 10 casos apontados como positivo no teste rápido são negativos para o vírus.

A BRF esclarece que o positivo em exame de RT-PCR não significa que o profissional estivesse disseminando a doença, até porque a empresa, desde o início da pandemia, adota uma série de iniciativas para prevenir e conter contágio. As ações, inclusive, incluem busca ativa para conferir se familiares e colegas de trabalho contraíram o vírus. Além disso, quando surgem sintomas suspeitos, a empresa não espera a aplicação do teste rápido para fazer o RT-PCR, de forma a reduzir risco de contaminação.

A Companhia tem utilizado as testagens como meio de ser mais assertiva em suas medidas protetivas. Desde o início da pandemia, a BRF vem atuando preventivamente, com o duplo objetivo de preservar a saúde de seus colaboradores, de seus familiares e das pessoas de seu contexto operacional, e também manter as operações, para garantir que os alimentos continuem chegando à mesa das pessoas, neste momento tão desafiador para todos. A empresa já implementou de forma proativa uma série de ações protetivas em todas as suas operações, contando com um Comitê Permanente de Acompanhamento Multidisciplinar, composto por executivos e especialistas, como o infectologista Esper Kallas, além da consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein. Inclusive, foi a primeira em seu setor a assinar de forma voluntária um compromisso junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em nível nacional, que endossa práticas de proteção aos colaboradores que já vinham sendo adotadas.

A BRF está atenta à evolução da pandemia e aos aprendizados em todo o mundo, para implementar com velocidade todas as medidas necessárias para preservar a saúde das pessoas envolvidas em seu contexto operacional. Entre as iniciativas adotadas estão uso obrigatório de máscaras e demais EPIs recomendados para proteção contra a Covid-19, distanciamento mínimo entre funcionários, medição de temperatura nas entradas das unidades, limite de 50% da capacidade de trabalhadores nos veículos fretados, afastamento de colaboradores do grupo de risco e casos suspeitos, busca ativa de potencial contaminação, reforço de higienização em diversas áreas e nos veículos de transporte, aplicação de testes para diagnóstico da Covid-19, vacinação contra gripe e atendimento médico 24 horas sete dias por semana. A Companhia reforça que está muito segura do cumprimento efetivo de todas as medidas protetivas e protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

O colaborador afastado não tem nenhum prejuízo financeiro durante o período que permanece fora da empresa. Ele só será liberado para trabalhar após uma nova avaliação do médico da empresa. Se necessários exames adicionais, estes serão realizados, e o trabalhador permanecerá afastado até que esteja clinicamente apto para o retorno.

A empresa cumpre todos os decretos municipais e estaduais, como também o compromisso nacional firmado junto ao Ministério Público do Trabalho, nos quais estão descritos as práticas e condicionantes que garantem pontos fundamentais na prevenção à Covid-19. A BRF também intensificou, desde o início do surto, a comunicação das medidas protetivas e pede a todos os seus colaboradores que sigam as orientações de saúde das autoridades dentro e fora do ambiente profissional.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...