Santa Catarina pode receber mais recursos para Educação

Está prevista para esta segunda (20/07), na Câmara Federal, a votação do Novo Fundeb. A PEC 15/2015 gera impacto em todo o país, inclusive em Santa Catarina, porque o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica responde por 65% do financiamento do ensino nas redes municipal, estadual e federal.

Se a proposta de emenda constitucional for aprovada, a educação pública em SC receberá mais recursos, principalmente as redes municipais das cidades mais pobres do estado que hoje não recebem complementação do governo federal.

O valor total do Fundeb em Santa Catarina no último ano foi de R$ 6,2 bilhões para financiar o ensino de cerca de 1,6 milhão de estudantes matriculados nas redes públicas municipal, estadual e federal. Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Luciane Carminatti diz que esse montante deveria ser três vezes maior.

“É o que apontam relatórios da OCDE. A PEC 15/2015 ainda não chega lá, mas traz avanços importantes como o aumento de 60% para 70% do percentual destinado ao salário dos profissionais da educação. Além disso, a complementação para redes de ensino, e não mais para estados, vai contemplar SC e reduzir em parte as desigualdades que vemos aqui”.

Carminatti é uma das porta-vozes da mobilização de entidades e movimentos ligados ao setor pela aprovação do Novo Fundeb esta semana, que promete ocupar as redes sociais e pressionar os deputados federais catarinenses no Congresso Nacional.

Talita Rosa - Imprensa Dep. Luciane Carminatti

Outras Notícias

UFFS divulga o Relato Integrado 2023

No final do mês de março, foi feita a publicação do Relato Integrado 2023 da Universidade Federal da Fronteira Sul – ...

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...