Eleições 2020: coligação Ipira sempre em frente protocola defesa contra pedido de impugnação de candidatura

A coligação “Ipira sempre em frente” formada por PT e MDB representada por Chico e Ada, protocolou junto ao TRE a peça de defesa, no pedido de impugnação do registro de candidatura, pedida pela coligação “Renova Ipira” formada por PL-PSL-PP e PSDB, representada por Marcelo Baldissera e Clitor Knebel.

Os petistas e emedebistas se defendem dos supostos vídeos e ordens de comando, questionando que Chico estava assessorando o atual prefeito de Ipira, Emerson Ari Reichert. Na visão da chapa acusada, “Tais fotografias não demonstram os fatos narrados na impugnação e nem tão pouco comprovam de que o Impugnado esteja praticando atos de chefia perante a administração municipal” informa a defesa de Aguiar e Ada.

A chapa de situação também rebate a acusação de que Chico não teria se desincompatibilizado das funções públicas, citando decreto do dia 17 de agosto deste ano e que o candidato não exercia mais na prática qualquer tipo de função na administração pública após a data citada.

A peça de defesa foi assinada pela advogada Karina Paula P. Salvi e solicita que o registro de candidatura seja deferido.

Para relembrar

A coligação “Renova Ipira” formada por Marcelo Baldisseira e Clitor Knebel entrou com processo de impugnação da coligação “Ipira sempre em frente”, candidatura formada por Chico e Ada, que representam a situação em Ipira.

Na petição protocolada pela parte que acusa, Francisco Maximino Machado de Aguiar exercia a profissão de médico veterinário, nunca se afastando de fato da administração pois exercia cargo de confiança. “Isso, por si só, Excelência, é prova cabal da continuidade do exercício de verdadeira influência junto aos munícipes da cidade de Ipira/SC que conta com 75 aproximadamente 4.752 habitantes” diz a peça.

Outro ponto questionado pela chapa é de que Chico também praticava a função de assessor municipal, vistoriando obras, “como se falasse em nome da administração municipal” o que burlaria a obrigação de desincompatibilização de agentes públicos. A incompatibilidade, na visão de Marcelo e Clitor salvaguardaria a igualdade de forças na disputa eleitoral.

O pedido da coligação “Ipira sempre em frente cita também que, Chico estava na condição de “emissário do Prefeito” e que exercia “função de gerência” no ambiente municipal” e que houve a formalização do afastamento, mas sem a desincompatibilização de fato.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...