Setor de serviços catarinense cresce 3,4% em agosto, segundo IBGE

Pelo quarto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe resultados positivos para Santa Catarina e reforça a continuidade da retomada econômica. O volume das receitas do segmento no Estado cresceu 3,4% em agosto, em comparação a julho, na série com ajuste sazonal, mês em que já havia crescido 3,1%, frente a junho.

Dentre os 21 estados que apresentaram expansão em agosto, Santa Catarina mostrou destaque, cresceu mais que o Brasil (2,9%) e pontuou como uma das maiores contribuições positivas, ficando atrás apenas de Minas Gerais (5,8%).

Na comparação com agosto de 2020 e 2019, mesmo com queda (4,0%), o estado catarinense apresentou o sexto melhor resultado. Analisando as cinco atividades de divulgação da pesquisa, a de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou um crescimento de 20,7% no mês. No acumulado deste ano, registrou uma variação de 1,1%.

“Esta atualização demonstra o que a pesquisa do CAGED de agosto já vinha antecipando, que é a recuperação do segmento. Mesmo com retração no acumulado do ano, comparando com os outros estados brasileiros, Santa Catarina teve o segundo melhor desempenho entre os 12 maiores estados produtores de serviços, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro”, explica o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan.

Altas do setor

Em junho, o volume de serviços catarinense já tinha crescido 3,6%. E, em maio, o segmento havia experimentado alta de 6,4%. Acumulando alta de 16,5%, nos últimos 4 meses.

Crescimento na atividade turística

A Pesquisa Mensal de Serviços também trouxe resultados positivos do setor turístico catarinense. Após alta em junho e queda em julho, o volume de atividades do segmento cresceu 16,3% em agosto. No Brasil, o índice foi de 19,3% frente a julho.

Comércio

O volume de vendas do comércio varejista ampliado no Estado, em agosto, cresceu 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da região Sul do país e representa o quarto mês consecutivo de alta.

Em relação a agosto de 2019, o crescimento do comércio catarinense foi de 7,1%, bem acima da média nacional (3,9%).

Indústria

A produção industrial continua em expansão em Santa Catarina. Em agosto, o setor cresceu 6% no estado, na comparação com julho deste ano. O desempenho catarinense está acima da média nacional (3,2%) e atrás apenas do avanço registrado no Pará (9,8%).

Mariane Lidorio

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...