Exame descarta suspeitas de nova variante da Covid-19 em Santa Catarina

Dois casos suspeitos da nova variante da Covid-19 em Santa Catarina foram descartados pela Fiocruz/RJ (Fundação Oswaldo Cruz). O resultado da análise foi recebido pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) nesta quinta-feira (14).

A situação foi informada pelo órgão no dia 1º de janeiro. De acordo com a diretoria, os suspeitos eram viajantes, vindos de Londres, na Inglaterra, e moram em Joinville, no Norte do Estado.

Após a realização de testes e a coleta de amostras, em dezembro, elas foram encaminhadas à Fiocruz que, após investigação, descartou a mutação do vírus.

Ainda de acordo com a Dive, todos os contatos dos casos suspeitos foram identificados e orientados sobre o isolamento social, além de serem monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Os dois pacientes passam bem. A identidade deles não foi divulgada. Estes eram os únicos casos suspeitos da nova variante em investigação no Estado.

Nova variante do vírus
A nova mutação foi detectada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra em setembro. Segundo o primeiro-ministro Boris Johnson, ela pode ser até 70% mais transmissível do que as versões anteriores do vírus. Além do país europeu, os Estados Unidos também já registraram casos da nova cepa.

No Brasil, os primeiros casos da nova variante foram confirmados no início do mês em São Paulo.

NDMAIS

Outras Notícias

URGENTE: nota do HSF indica agravamento da situação da Covid e falta de leitos para atender a população

Concórdia – O Hospital São Francisco de Concórdia diante das suas limitações de atendimento de pacientes com Covid-19...

Piratuba e Ipira firmam parceria para adquirir equipamento que irá para o Hospital Beneficente

Piratuba - O município de Piratuba, enviou para a Câmara de vereadores de Piratuba, em regime de urgência urgentíssim...

Piratuba registra a Quarta morte por COVID-19

Piratuba - Na manhã desta 4a Feira, dia 3 de março, o município de Piratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde...

Idosa de 71 anos da cidade de Seara é o primeiro caso de chikungunya em 2021 no estado

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou o primeiro caso de chikungunya neste ano no estado. A pac...