Idosa de 71 anos da cidade de Seara é o primeiro caso de chikungunya em 2021 no estado

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou o primeiro caso de chikungunya neste ano no estado. A paciente é uma idosa de 71 anos, que viajou para a cidade de São Vicente, em São Paulo e lá contraiu a doença. Ela é moradora da cidade de Seara.

Outros 11 casos suspeitos seguem em investigação, segundo a DIVE. Todos são relatados pela cidade de Seara, segundo nota informativa do órgão, ligado a SES. Ações já foram tomadas como a aplicação de inseticida.

A doença chikungunya é transmitida pelo mosquito aedes, o mesmo responsável pela dengue. Até a quarta-feira, 10 de fevereiro, 116 focos foram identificados pela equipe epidemiológica e confirmados pela Dive.

Já em São Vicente, cidade no estado de São Paulo, mutirões estão sendo feitos contra a dengue e a chikungunya, eliminando depósitos de agua parada, locais onde o Aedes aegypti é bem acostumado.

Não é possível adquirir mais de uma vez a chikungunya.

Sobre a doença

É uma infecção viral causada pelo vírus chikungunya, que pode se apresentar sob forma aguda (com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas) e evoluir para as fases subaguda (com persistência de dor articular) e crônica (com persistência de dor articular por meses ou anos). O nome da doença deriva de uma expressão usada na Tanzânia que significa "aquele que se curva".

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias, em cidade com a presença do Aedes aegypti ou com a transmissão da febre de chikungunya e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento adequados.

Colaborou DIVE

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...