Brf é pioneira no desenvolvimento de alimentos e traz carne cultivada para o brasil

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, se uniu à startup israelense Aleph Farms para ser a primeira empresa brasileira a produzir produtos diretamente a partir das células dos animais. Essa inovação, chamada de carne cultivada, é um exemplo de agricultura celular, e uma nova forma de produzir proteína animal. A novidade surgiu com o desenvolvimento da biotecnologia na produção de alimentos, trazendo benefícios para a cadeia produtiva e vantagens para o meio ambiente, além de ampliar a variedade de portfólio para atender a todos os perfis de consumidores.

A iniciativa segue o planejamento estratégico Visão 2030, revelado pela BRF em dezembro de 2020, que espera registrar receitas superiores a R$ 100 bilhões até 2030. "A BRF terá um papel de destaque nessa revolução alimentar, a maior transformação da indústria alimentícia dessa geração. Desde 2014, temos testemunhado uma crescente demanda global por novas fontes de proteína impulsionadas por diversos fatores, como preocupações ambientais, novas dietas e estilos de vida, que impulsionam o crescimento dos estilos alimentares, incluindo as dietas flexitarianas e vegetarianas em todo o mundo", ressalta o CEO da BRF, Lorival Luz.

Além do co-desenvolvimento e produção, a BRF também distribuirá produtos de carne cultivada no Brasil. Pesquisas com consumidores brasileiros estão em andamento e a ideia é oferecer produtos desse tipo ao mercado brasileiro até 2024. A indústria de carnes cultivadas deve movimentar US$ 140 bilhões na próxima década, segundo projeções da Blue Horizon, que investe em proteínas alternativas. "Queremos investir em inovações neste segmento e trazer ainda mais progresso tecnológico ao mercado", acrescenta Lorival Luz.

Ainda em fase de testes, a novidade poderá chegar ao mercado brasileiro de diversas formas, como hamburguer, almôndegas, embutidos como salsicha, ou mesmo steaks. Os ganhos em sustentabilidade são enormes: para cada 1kg de carne bovina, gasta-se, em média 15 mil litros de água. A tecnologia empregada no cultivo garante economia de 70% nesse volume, evita o desmatamento e assegura maiores hectares de terra fértil, além de zero emissão de gases (a produção da Aleph Farms pretende zerar as emissões de carbono por completo até 2025). A carne cultivada é livre de quaisquer antibióticos, o que garante maior saudabilidade à proteína e menos riscos à saúde do consumidor. Também vale ressaltar que a carne cultivada provém de uma amostra celular animal 100% natural.



“Esta é mais uma etapa que fortalece a jornada de inovação da BRF e oferece alternativas de escolha aos consumidores, buscando eficiência e o menor impacto na cadeia produtiva. Somos uma empresa de alimentos que investe em tecnologia, respeitando as novas tendências à sustentabilidade social e ambiental. Com a produção de carnes cultivadas sustentáveis de alta qualidade, firmamos ainda mais nosso papel de agentes transformadores da indústria alimentícia, oferecendo as últimas novidades na produção de proteína celular e substitutos da proteína animal”, afirma Sergio Pinto, diretor de Inovação da BRF. “Nossa entrada neste segmento também impulsiona as pesquisas científicas no Brasil sobre o tema, o que é extremamente importante para a comunidade acadêmica, pois somos o quarto país em estudos sobre carne cultivada no mundo”, complementa o executivo.

"Estamos entusiasmados em unir forças com a BRF, líder global nas indústrias de alimentos e carnes. Esta nova parceria avança a estratégia da Aleph Farms para se integrar ao ecossistema existente, a fim de impulsionar um aumento mais rápido da carne cultivada e, eventualmente, levar a um resultado positivo. Estamos impressionados com o forte compromisso da gestão da BRF com a Inovação e a Sustentabilidade. Temos a convicção de que os valores compartilhados são a chave para uma parceria de sucesso e de longo prazo”, reforça Didier Toubia, cofundador e CEO da Aleph Farms.

Ciência por trás da carne cultivada

Toda carne é composta de células, até os menores seres vivos da natureza. A produção de carne cultivada começa com a obtenção de células de alta qualidade de animais, porém sem o abate. As células são cultivadas fora do corpo do animal com o fornecimento de nutrientes e ambiente propício para o desenvolvimento. O processo automatizado e o ambiente estéril eliminam a necessidade de antibióticos e reduz muito o risco de patógenos ou contaminantes. Todo esse processo leva uma fração do tempo necessário para cultivar carne convencional com uma fração dos recursos que exige.

Outras Notícias

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...

Piratubense lançará livro sobre a saga de Zeca Vaccariano no mês de maio

O escritor e cineasta piratubense, Ernoy Luiz Mattiello, juntamente com o cineasta Júnior Padilha e outros coprodutor...