BRF aposta em linhas especiais dedicadas aos pets

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF conta com um time de nutricionistas responsáveis por desenvolver rações balanceadas para serem produzidas nas 21 fábricas, que abastecem os produtores integrados que criam aves e suínos e também o mercado pet, hoje uma das principais avenidas de crescimento da Companhia nos próximos anos apresentada no plano Visão 2030, divulgado em dezembro do ano passado. Esses profissionais, que trabalham em unidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, preparam as formulações das rações especiais para cada tipo de animal, de acordo com as etapas de crescimento deles, de acordo com o gerente de Nutrição Animal, Marcus Reginatto.

Uma das fábricas, localizada em Francisco Beltrão, no Paraná, é totalmente dedicada a produção das rações especiais para cães e gatos e uma linha comercial destinada às lojas especializadas em agropecuária com rações para coelhos, codornas, cavalos, aves, suínos, peixes e bovinos. No caso dos pets, ela produz as linhas Balance, Bonos e Supper, que trazem aspectos nutricionais de alta qualidade em suas categorias de mercado. Essa fábrica é acompanhada pelo médico veterinário e nutricionista Dalton Casaletti.

“Recentemente, apresentamos uma linha de rações secas para gatos filhotes, adultos e castrados, com formulação preparada por um time de especialistas”, destaca Casaletti. A nova linha também traz benefícios essenciais para os animais, como o perfeito balanceamento de minerais na sua composição, que auxilia na manutenção do pH urinário, reduzindo a formação de cálculos e cristais renais, além de ingredientes selecionados que ajudam no controle de bolas de pelo que podem causar vômitos e desconfortos gástricos decorrentes de lambeduras. “A meta é seguir nesta linha trazendo mais produtos, inovação, ampliar o portfólio e, principalmente, aumentar a produção”, ressalta.

A BRF possui convênios com universidades e instituições de pesquisa para realizar testes de performance de alimentos, onde são avaliados desde a palatabilidade e a digestibilidade dos ingredientes utilizados até comparações com os produtos dos concorrentes. “Os testes fazem parte do P&D (pesquisa e desenvolvimento). Não é apenas fazer uma fórmula e sair produzindo. Os estudos levam meses até se lançar um novo produto”, explica o especialista em nutrição Dalton Casaletti. “Uma ração boa começa com bons ingredientes. É preciso ter todo esse desenvolvimento e se certificar que as empresas os fornecem para as fábricas tenham a qualidade necessária conforme os padrões da BRF”.

O diretor de Pet Food da BRF, Vladmir Maganhoto, diz que os tutores de gatos estão cada vez mais atentos à alimentação de seus pets, justamente porque sabem das peculiaridades que envolvem o universo dos felinos, como problemas de trato urinário, obesidade e engasgamento e a exigência do paladar. “Frente a essas preocupações e para ajudar a melhorar a vida dos 27 milhões de gatos no Brasil, Balance desenvolveu uma linha premium de alimentos para gatos que chega com a proposta a suprir todas essas necessidades, além de ser saudável e rica em nutrientes”, destaca.

Conforme antecipou o CEO da BRF, Lorival Luz, ao apresentar o plano Nossa Visão 2030, Brasil já é o segundo mercado do mundo em rações para pets, atrás dos Estados Unidos. Luz projeta um crescimento na oferta de produtos e uma perspectiva com potencial de triplicar nos próximos nove anos, com a Companhia sendo protagonista nessa área. “Queremos ser líderes nesse negócio, primeiramente no Brasil”, salienta Lorival Luz.

Cláudio Thomas

Outras Notícias

Agência do Sicoob Crediauc Centro Seara comemora 30 anos

Já se passaram 30 anos desde a inauguração da agência do Sicoob Crediauc, centro Seara (SC). A unidade que surgiu em ...

Dívidas com ofertas do Desenrola podem ser negociadas pela primeira vez nas agências de Correios de todo o país

Consumidores de todo o país podem negociar dívidas do programa Desenrola Brasil e da Serasa em mais de 6 mil agências...

Via Atacadista inaugura mega loja na Capital Gaúcha

Na quarta-feira, 06, foi inaugurada mais uma unidade do Via Atacadista, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Esta é a...

Sicredi UniEstados realiza Assembleia de Núcleo no próximo dia 05 de março

Está chegando um dos momentos mais importantes de uma cooperativa: a Assembleia de Núcleo. É por meio dela que o asso...