Fabiano da Luz propõe criação de linha de crédito aos agricultores

O Estado de Santa Catarina deve ter queda na produção de milho de cerca de 2,7 milhões de toneladas para 1,5 milhão na safra 2020/21 devido à praga da cigarrinha. Após ouvir lideranças de diversos municípios que tiveram suas lavouras atingidas pelo inseto-vetor das doenças denominadas de enfezamentos na cultura do milho, o deputado Fabiano da Luz (PT) apresentou proposta de criação de linha de crédito e de assessoria técnica aos agricultores. As regiões mais atingidas são Meio-Oeste, Oeste, Extremo-Oeste, Planalto Norte e Planalto Serrano, segundo a Epagri, que acompanha o impacto da cigarrinha-do-milho no Estado.

“Muitos municípios catarinenses têm sua economia baseada na agricultura e, com essa praga, muitos tiveram uma queda significativa na sua arrecadação e muitos produtores estão desmotivados para dar continuidade aos trabalhos de uma vida e que sustentam suas famílias”, argumentou o deputado. A Indicação, de autoria do parlamentar, foi feita ao governo do Estado, à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, à Secretaria de Estado da Fazenda, à Epagri e à Fapesc.

"Como os nossos agricultores vão superar as dificuldades financeiras já que venderam antecipadamente a safra e acabaram sofrendo essas perdas na produção?", questionou. Ainda, o deputado destacou que Santa Catarina é um grande produtor de aves e suínos, e o Estado depende da produção de milho para atender as demandas de granjas e agroindústrias.

Em conversa com o secretário da Agricultura, Altair Silva, o deputado Fabiano solicitou, na última semana, planos para o enfrentamento do problema. “A Secretaria está finalizando um programa de auxílio aos agricultores que tiveram perdas em suas safras. Buscamos que o Estado seja parceiro dos municípios e de todo o Oeste catarinense”, enfatizou o deputado, que é coordenador da Bancada do Oeste.

“Os produtores podem sofrer perdas de até 70% das lavouras na safra 2020/2021 por causa da praga da cigarrinha-do-milho. O secretário Altair Silva nos informou e nós, Bancada, estamos acompanhando o processo de busca por uma linha de crédito de até R$ 30 mil para pagamento em dez anos aos nossos agricultores prejudicados”, acrescentou o parlamentar, líder da Bancada do PT na Assembleia.

Água Doce

“Recebemos a reivindicação por apoio aos produtores de milho de diversos municípios. Lideranças da região de Água Doce, através da Câmara de Vereadores, nos solicitou ação junto ao governo e órgãos estaduais para o enfrentamento à praga nas lavouras”, afirmou o deputado.

Crédito/foto: Eliéser Donhauser

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...