Vestibulanda de Medicina do RS aguarda resultado do SiSU após gabaritar prova de matemática no Enem

Natural de Erechim, Laura Sita, 21, se inscreveu para concorrer a uma vaga na UFCSPA ou na UFSC

A rotina de um estudante que deseja ingressar na Medicina costuma ser bastante repetitiva. Por ser o curso mais concorrido, costuma exigir bastante tempo de estudo e repetições de provas até que se alcance a aprovação. Com a jovem gaúcha de Erechim, Laura Sita, de 21 anos, não tem sido diferente. Ela tenta o ingresso em uma universidade federal desde 2017, quando finalizou o Ensino Médio.

No último Enem, relativo ao ano de 2020 e realizado em 2021 por conta da covid-19, mesmo com todas as adaptações e dificuldades provocadas pela pandemia, Laura conquistou seu melhor desempenho até então e, agora, aguarda pela lista de aprovações de UFCSPA, do Rio Grande do Sul e UFSC, de Santa Catarina, suas duas opções selecionadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSu). A estudante conquistou nota máxima na prova de Matemática ao acertar todas as 45 questões, alcançou 940 na redação e obteve média geral de 815, resultados que permitem a ela sonhar com a vaga.

“A hora em que conferi o gabarito de Matemática, não acreditei. Até então, só tinha conseguido acertar todas em simulado, mas é diferente. Minha preparação foi basicamente resolver prova antiga e ir atrás das questões que não acertava para entender os meus erros e identificar as lacunas do aprendizado. Por isso, sabia que iria bem, mas não esperava pela nota máxima”, explica Laura.

O ano de 2020 foi de estudos em casa, por conta da pandemia, com o auxílio das aulas do pré-vestibular Fleming Medicina, especializado em aprovações no curso mais concorrido do país. Para Magali Pagnoncelli, coordenadora da sede de Passo Fundo, sede onde Laura foi aluna, a trajetória da estudante reforça o quanto a persistência e o foco são importantes para os jovens que pretendem entrar no curso.

“Um bom planejamento de estudos, com acompanhamento dos resultados, seja pelos simulados semanais ou simulados mensais faz toda a diferença para se conseguir a aprovação em Medicina. Ver o excelente desempenho da Laura após um ano de preparação delicado, à distância, é um estímulo para professores e alunos”, avalia Magali.

À espera do listão de aprovados, a estudante se diz bem ansiosa e nervosa, mas animada para encerrar o ciclo de preparação justo em um momento no qual a área da saúde está em evidência no mundo todo.

“Muitos profissionais estão desgastados, mas precisamos manter a esperança. Ao mesmo tempo em que é um momento cansativo, é uma profissão de impacto em que os profissionais fazem a sua parte na prática, dedicando-se ao máximo em salvar vidas, o que compensa o esforço”, salienta a jovem.

Inicialmente, antes de iniciar o curso, Laura pensa em atuar na Psiquiatria, mas iniciará sua trajetória com a mente aberta para outras possibilidades.


Rádio Planalto

Outras Notícias

Governo divulga datas para pedir isenção de taxa de inscrição no Enem

O candidato que quiser pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) neste ano deve se ...

Aulas presenciais na rede municipal suspensas por mais uma semana em Piratuba

Piratuba - Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (05) no CIT – Centro de Informações Turísticas, o Comitê D...

Vampiro é o novo secretário da Educação de Santa Catarina

O deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, aceitou o convite feito pelo governador Carlos Moisés e assumir...

Piratubenses que irão prestar o ENEM poderão usufruir de transporte gratuito

Candidatos que irão prestar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – sejam eles estudantes ou cidadãos e que são de ...