Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Novas leis sancionadas: portal da transparência escolar, estímulo à doação de sangue e combate à violência doméstica

A governadora Daniela Reinehr sancionou projetos de lei voltados à transparência na área da Educação e à divulgação de campanhas de doação de sangue e de combate à violência contra a mulher. Os atos serão publicados no Diário Oficial desta quinta-feira, 29.

A Lei 18.108/2021 cria o Portal Transparência das Escolas Públicas Estaduais, que deverá ser disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Educação. O espaço reunirá informações de todas as unidades escolares estaduais, incluindo conteúdo atualizado sobre corpo docente, técnico e administrativo, estrutura organizacional e detalhes sobre o imóvel.

“Trazer transparência para nossas escolas é uma forma de conhecermos melhor o espaço onde deixamos nossos filhos. É também uma grande oportunidade para pais e professores ajudarem na fiscalização do ensino público”, afirmou a governadora Daniela Reinehr.

O portal exclusivo para as escolas públicas estaduais também deve conter os repasses financeiros e as despesas da instituição, além de dados sobre obras, serviços e aquisições de equipamentos e mobiliários. A plataforma ainda terá uma Ouvidoria para recebimento de manifestações e denúncias. O artigo 3º, que previa visitas e vistorias a obras nas unidades escolares, foi vetado por ser considerado inconstitucional.

A proposta é de autoria da deputada Ada de Luca, e o acesso aos dados deverá atender à Lei de Acesso à Informação.

Divulgação de campanhas

Foi transformada na Lei 18.104/2021 o projeto do deputado Felipe Estevão que obriga a divulgação de mensagem incentivando a doação de sangue em todas as competições esportivas e eventos culturais mantidos pelo Governo do Estado ou que recebam patrocínio dos órgãos públicos. A mensagem “Doe sangue e ajude a salvar vidas!” deve ser colocada em displays eletrônicos, banners ou placas de propaganda.

Os clubes de futebol, por meio do Programa Sangue Torcedor, farão a divulgação em seus sites e no interior dos estabelecimentos esportivos.

Já a Lei 18.105/2021, que também entrou em vigor nesta quinta-feira, 29, torna obrigatória a exibição de campanhas de conscientização e enfrentamento à violência doméstica nos eventos realizados ou patrocinados pelo Governo do Estado. A propaganda deve mencionar a Lei Maria da Penha, o Disque Denúncia (180) e informações sobre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A proposta é de autoria do deputado Kennedy Nunes.

Mauren Rigo

Outras Notícias

Comitiva de Ipira realiza visita cortesia à AMA de Capinzal

A comitiva representativa de Ipira, formada pelo prefeito Marcelo, e os secretários Dener e Luciane visitaram nesta s...

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação

O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) lançou o Portal Consulta Jurisprudência, nesta terça-feira (9), q...

Anvisa inclui 2 substâncias achadas em 'jujubas mágicas' apreendidas em SC na lista de proibidas no Brasil

Duas substâncias encontradas em gomas entorpecentes apreendidas em Joinville, no Norte de Santa Catarina, entraram pa...

Vereadores Mirins realizam visita à Unidade Básica de Saúde

Os vereadores mirins visitaram na terça-feira, 09, a Unidade Básica de Saúde. A visita foi acompanhada pela coordenad...