Santa Catarina registra baixas temperaturas na manhã dessa quinta-feira (17) – Foto: Leo Munhoz/ND

Massas de ar frio avançam por SC e antecipam riscos e quedas drásticas na temperatura

Os amantes do inverno podem comemorar: massas de ar frio estão em avanço por Santa Catarina, antecipando a frente fria que deve chegar ao Estado com o início da estação mais fria do ano, na próxima segunda-feira (21).

A cinco dias do início do inverno, a previsão também indica chuvas volumosas para o Estado durante o final de semana; temperaturas atingem máximas de 15°C.

A manhã dessa quinta (17) começou gelada na Serra e no Oeste catarinense. As temperaturas variavam entre a mínima de 2,3°C e a máxima 9,1°C, de acordo com informações da Epagri/Ciram.

Em paralelo, o Litoral de Santa Catarina estava ameno. Foram marcados 13,7°C na Grande Florianópolis e no Norte do Estado. A tendência é que essas temperaturas se estabilizem no decorrer do dia e voltem a cair durante a noite.

Além disso, a quinta-feira será de alta nebulosidade para os catarinenses. A previsão é de chuva persistente em toda Santa Catarina, variando de moderada a forte, dependendo do horário do dia. A probabilidade marca entre 60 mm e 80 mm de chuva no Estado, podendo chegar a 100 mm no Litoral durante o final de semana.

Alerta-se para a chance de alagamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Sul devido a chuvas intensas durante a madrugada e o início da manhã de domingo (20).

De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a formação de um sistema de baixa pressão – um ciclone – pode ocorrer próximo ao Litoral nos próximos dias.

Mar continua agitado
Desde o meio-dia de quarta (16), o mar está em estado de agitação no Litoral catarinense, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

As ondas, com direção sul, chegaram a alturas de 1,5 m a 2 m, com picos de 2,5 m. O risco de agitação marítima está moderado nas áreas em amarelo do mapa:

Previsão para o inverno
O inverno de 2021 tende a ser ameno, dentro da normalidade. As temperaturas mantém-se frias em todas as regiões de Santa Catarina, com indícios de geada nas localidades que apresentam céu claro e sem ventos, marcando 5°C ou menos.

A estação mais fria do ano será moderada, em contrapartida das intensidades dos fenômenos climáticos registrados em 2020.

Após 10 dias do início do inverno no último ano, o Estado teve a presença de um ciclone-bomba, que causou destruição em inúmeras cidades. Logo após esse acontecimento, dois tornados atingiram as cidades de Água Doce e Irineópolis, e ainda, menos de uma semana depois, a neve marcou presença na Serra.

A menor temperatura marcada no Estado em 2020 foi de -8,1°C, e a tendência é de que, nesse ano, Santa Catarina seja menos rigorosa com seus moradores.

ND MAIS
A.M

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...