
Bombeiros Voluntários de Arabutâ e Ipumirim atendem incêndio de grandes proporções.
Nesta quinta-feira (19) um chamado mobilizou as guarnições dos Bombeiros Voluntários de Arabutã e Ipumirim, foi na comunidade de Linha Jundiaí.
Dezenas de bombeiros atuaram na ocorrência, que passou de dez horas de trabalho, durante a ocorrência ventava muito o que dificultou ainda mais, sendo que a vegetação estava seca pela geada da semana passada.
Uma combinação perigosa, vento e seca, os Bombeiros Voluntários de Arabutã contam com uma máquina que auxilia nesse tipo de combate, com um motor a combustão ela leva água para os bombeiros em locais mais distantes e difícil acesso, além desse equipamento demais viaturas foram deslocadas, 03 caminhões de combate no apoio, um deles com 14 mil litros e outros 02 com aproximadamente 5 mil litros cada. Também teve trabalho manual com abafadores e máquinas costais e dezenas de mangueiras no combate às chamas.
Uma área de aproximadamente 25 hectares foram queimadas, já era tarde da noite quando as guarnições realizaram a última vistoria do local, realizando um rescaldo para evitar que fagulhas fizessem uma reignição do incêndio.
Provocar incêndios florestais, seja de forma intencional ou por acidente, é crime ambiental e rende punição em instâncias variadas. Os autores respondem em esfera administrativa — com multa, por exemplo — e criminal, por dolo ou culpa. Em todos os casos, é obrigatório recompor a vegetação destruída.
Vale ressaltar que os caminhões dos Bombeiros Voluntários de Arabutã possuem escorva.
“Escorvar é o processo de substituir o ar na sucção da bomba com água. Se a bomba for operada fazendo tiragem de água desde manancial”
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arabutã senhor, Anibaldo Rogelin, agradece a todos bombeiros envolvidos, sendo que muitos destes, estavam em casa e foram apoiar, uns no local outros guarnecendo a central, pessoas altruístas que se doam ao próximo em qualquer situação
ASCOM BVA 12
DRT:6531