Mais de cem mil pessoas aguardam por cirurgias eletivas em SC. Governo pretende mutirão – Foto: Divulgação/Levve/ND

Governo de SC anuncia que vai zerar fila por cirurgias eletivas, veja como

O Governo de Santa Catarina anunciou que pretende realizar mutirão de cirurgias eletivas para zerar a fila de espera por procedimentos. A informação foi confirmada ao deputado estadual Vicente Caropreso, do PSDB, pelo Secretário da Casa Civil, Eron Giordani. O deputado calcula que pelo menos cem mil pessoas estão na fila a espera de procedimentos.

“A decisão do governo de iniciar essa construção política para viabilizar o processo é extremamente importante. São mais de 100 mil pessoas na fila. Casos simples de saúde se tornam emergências médicas devido à espera”, explica o deputado, que é médico e vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc.

O Secretário da Casa Civil, Eron Giordani conversou com o deputado Vicente Caropreso durante o ato de entrega de pacote de projetos do Executivo na Assembleia Legislativa na última semana. A iniciativa está em estágio de maturação dentro do governo.

Conforme o parlamentar, a ideia inicial do governo é realizar um grande mutirão de cirurgias eletivas com hospitais filantrópicos e clínicas médicas, que teria início ainda este ano e término nos primeiros meses do ano que vem.

“Vamos trabalhar para que se concretize, articulando no Legislativo para o que o governo tenha os recursos para executar esse projeto massivo, que é urgente para a saúde de muitas pessoas.”

Devido à pandemia, houve um grande represamento das cirurgias eletivas que ficaram paralisadas em função das exigências sanitárias e da lotação dos hospitais com pacientes com Covid-19.

Por KARINA MANARIN

Outras Notícias

Bombeiros Voluntários de Arabutã recebem treinamento de parto emergencial e demais procedimentos.

Visando aprimorar os conhecimentos, tanto de bombeiros já formados, bem como alunos bombeiros da décima segunda escol...

Estudo liderado por brasileiros encontra coronavírus na retina humana

Pesquisadores brasileiros identificaram a presença do coronavírus na retina de pessoas que tiveram Covid-19, segundo ...

Vacinação em SC: Estado ultrapassa 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

Santa Catarina chegou, nesta sexta-feira, 30, a mais de 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Os dados são...

Tratamento pode fazer câncer de mama regredir seis vezes mais rápido

Um composto encontrado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e de Harvard, nos Estados Unidos, pode acelerar...