BRF acompanha o gosto do consumidor, Do sabor da margarina aos cortes especiais de frango e suíno

Presentes nos cinco continentes, os produtos da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, atendem às preferências dos consumidores de cada país ou região brasileira. A cada ano, a empresa lança mais de 200 novos produtos, em dia com tendências, gostos e sabores locais.

As margarinas produzidas na unidade da companhia em Paranaguá, no litoral do Paraná, por exemplo, lideram o mercado brasileiro e também são exportadas para Chile, Uruguai, Paraguai e Angola. Para cada mercado, o melhor sabor. No Nordeste brasileiro, a marca Deline entrega um sabor amanteigado mais intenso, atendendo ao paladar regional. Para o Chile, a Qualy Light reforça as notas de manteiga, enquanto os consumidores de Angola preferem as notas que remetem a produtos lácteos.

“Levar às pessoas o melhor e mais saboroso alimento é o que move o nosso trabalho e direciona o desenvolvimento da formulação, embalagem e processo produtivo”, diz Francieli Damo, Gerente Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da BRF. “Por isso, é importante ouvir o que elas têm a dizer e entender o contexto de cada mercado e região”.

A unidade de Lajeado, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, há dez anos ouviu os consumidores de Cingapura e passou a exportar para o país um corte especial de suíno, a “barriga piano”, da marca Sulina, que segue especificações detalhadas de largura, espessura, gordura (teor máximo de 2,3%) e peso, de até 4,5 kg. É a preferida das sopas dos cingapurenses.

De Serafina Corrêa, na Serra gaúcha, o corte de frango BL 4 Slits também atravessa o mundo até chegar ao Japão, com a marca Perdigão, de forma customizada. A padronização leva em conta tanto o visual do produto que irá ao prato quanto a premissa de que seja assado uniformemente. O processo exige um corte quadrangular e desossado da parte interna da coxa e da sobrecoxa de frango e a pele íntegra, o que é feito na unidade por processo diferenciado e colaboradores especializados.

Desenvolver um produto, novo ou adequado aos gostos locais, leva meses de pesquisa, formulação, engenharia, criação de embalagem, estudos de logística. “O objetivo é sempre a satisfação do consumidor e o atendimento aos compromissos da empresa: integridade, qualidade e segurança”, explica Francieli.

Claudio Thomas

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...