Nos 50 anos da Sadia, Concórdia ganha exposição com mascote da marca

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF inaugurou nesta terça-feira (5) a exposição dos 50 anos do Lek Trek, o icônico personagem que representa a marca Sadia. O evento aconteceu no Memorial Attílio Fontana, em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina. O CEO Global da BRF, Lorival Luz, e Luiz Fernando Furlan, integrante do Conselho de Administração, participaram do ato que teve também a exibição de um documentário e vídeo com imagens históricas do Lek Trek. O prefeito da cidade, Rogério Pacheco, também prestigiou o evento. A exposição fica aberta ao público até o início de novembro e pode ser visitada de terça a sábado, das 14h às 19h.

“A Sadia começou aqui em Concórdia e se expandiu para o mundo. Na cidade, temos um time forte que nos ajudou na construção e reputação dessa marca inovadora, considerada uma das mais valiosas do Brasil e pioneira no mercado internacional. O Lek Trek nasceu há 50 anos e, desde então, vem se conectando com diversas gerações, sempre mantendo sua essência carismática e criativa. Hoje celebramos o sucesso desse grande personagem, todas as nossas conquistas como marca Sadia e aproveitamos para agradecer aos colaboradores e às pessoas de Concórdia por nos apoiarem nessa jornada”, comemora Lorival Luz.
Ainda durante o evento, a Companhia homenageou os colaboradores Gianpietro Grendele e Adenilso Julian, que completaram, respectivamente, 52 e 50 anos de história na BRF. Ambos começaram a trabalhar na Sadia, que hoje é a unidade de Concórdia.

A história do Lek Trek
A simpática mascote nasceu na unidade catarinense de Concórdia, um dos berços da Sadia, fundada em 1944. Criado por Francesc Petit em 1971, primeiramente, foi batizada como “Frango Veloz” e apresentada ao público em campanha publicitária e nos comerciais de televisão para o lançamento de um produto Sadia, o frango defumado. A ideia era mostrar para os consumidores como era fácil preparar o item. O “Frango Veloz” foi inspirado nos pilotos de automobilismo, por isso vestia óculos e um capacete de corrida, representando que Sadia é uma marca sempre atenta aos avanços tecnológicos para trazer ganho de tempo na rotina.

Desde então, a trajetória do cativante personagem marcou não só a história da Sadia, como também do marketing brasileiro e, claro, da própria BRF. Criado para mostrar aos consumidores como era fácil preparar os produtos Sadia, anos depois, Lek Trek seria um símbolo nacional de praticidade. Em campanha de Natal para o lançamento do peru temperado da marca, por exemplo, ele apresentou o termômetro que informa que a ave está pronta, tornando-se assim um companheiro leal dos cozinheiros em todo o País.

Um concurso cultural, realizado anos depois, batizou o personagem como Lequetreque – a ideia, sugerida por uma consumidora, ajudou a consagrá-lo nacionalmente. O nome foi atualizado para Lek Trek no ano 2000.

O simpático mascote da Sadia foi a estrela de campanhas de marketing da marca ao longo desses 50 anos, ajudando também a informar o consumidor sobre a chegada de lançamentos inovadores, como o primeiro Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da marca; os amados Nuggets; os pratos prontos congelados e a chegada dos Hot Pocket, linha de lanches prontos até então inédita no mercado brasileiro; entre outros.

Em 2016, o Lek Trek foi mascote da Seleção Brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos, realizados no Rio de Janeiro, e teve presença constante nos comerciais da Sadia. No ano de seu quinquagésimo aniversário, ainda entrou nas quadras de basquete, sendo o principal jogador do Time Sadia na campanha da parceria da marca com a liga norte-americana NBA. “O Lek Trek é cada vez mais um protagonista de muitas iniciativas de comunicação como porta-voz de inovações da marca, com traços mais complexos, realista, movimentos e vida”, observou Gisela Toledo, gerente executiva da marca Sadia. “Como destaca a campanha, há 50 anos o Lek Trek começou a corrida para deixar a vida das pessoas mais fácil e saborosa.”

Serviço
Exposição 50 anos Lek Trek
Local: Memorial Attílio Fontana (R. Romano Ancelmo Fontana, 675 - Centro)
Horário: Terça a sábado, das 14h às 19h.

Claudio Thomas

Outras Notícias

Direitos do consumidor: dicas para se preparar para a Black Friday

Apesar da recessão e queda no varejo, alguns setores têm superado a crise econômica e tiveram crescimentos exponencia...

BRF abre vagas na planta de Concórdia; Piratubenses e Ipirenses podem aproveitar as oportunidades

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu um processo de recrutamento para a unidade de Concórdi...

Mercado de trabalho em SC tem adição de 17,8 mil novas vagas em setembro

Os dados do Ministério da Economia sobre a geração de empregos em setembro voltaram a colocar Santa Catarina em posiç...

Comunidades do oeste catarinense serão beneficiadas com projetos do Instituto BRF

O Instituto BRF, associação privada que direciona estrategicamente os investimentos sociais da Companhia, finalizou a...